CCJ vota projeto que destina 50% das vagas em universidades federais a alunos da rede pública



As universidades federais poderão ser obrigadas a destinar pelo menos 50% de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. É o que prevê o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 180/2008, que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve votar na quarta-feira (6), em reunião marcada para as 10h.

Pelo projeto, de autoria da deputada federal Nice Lobão (PSD-MA), as universidades federais também deverão adotar critérios que favoreçam a entrada de alunos considerados de baixa renda. Aqueles cujas famílias tenham rendimento igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita terão direito a metade das vagas reservadas no projeto. Negros, pardos e indígenas também terão direito a um percentual, de acordo com a presença de cada etnia - conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - no estado em que está situada a universidade. A medida também atingiria as escolas técnicas federais de nível médio.

A relatora, senadora Ana Rita (PT-ES), é favorável ao projeto. Se aprovada, a matéria segue para análise da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Museus e ministros do TST

A CCJ também vai examinar o PLC 97/2011, que destina a museus federais os bens abandonados ou apreendidos em alfândegas, desde que tenham valor artístico, histórico ou cultural. O projeto, de autoria da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), tem o apoio do relator, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). Se aprovado, segue para análise da CE, onde vai tramitar em caráter terminativo.

Na mesma reunião, a comissão ainda vai apreciar a indicação dos juízes trabalhistas Hugo Carlos Scheuermann e Alexandre de Souza Agra Belmonte para o cargo de ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST).



01/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE vota projeto que garante vagas para estudantes da rede pública em universidades federais

Antero elogia reserva de vagas em universidades federais para alunos da rede pública

Sérgio Cabral quer 40% das vagas nas universidades federais para alunos da rede pública

Adiada votação de reserva de 50% das vagas em universidades e escolas técnicas federais para alunos da rede pública

Paim cobra votação de cotas para alunos da rede pública em universidades federais

CE ANALISA RESERVA DE VAGAS NAS UNIVERSIDADES PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA