CCJ vota projeto que reestrutura Sistema de Políticas Públicas sobre Drogas



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) reúne-se nesta terça-feira (17), às 14h30, para analisar o projeto de lei da Câmara (PLC 37/2013) que trata da reestruturação do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad). Se aprovada, a matéria ainda será analisada pelas comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE), de Assuntos Econômicos (CAE), de Assuntos Sociais (CAS) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Do deputado Osmar Terra (PMDB-RS), o projeto tem o apoio do relator, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que vai apresentar um substitutivo ao texto original. Na avaliação de Valadares, a proposta “traz inovações oportunas para aprimorar a legislação antidrogas”, ao abordar a forma de funcionamento do Sisnad, a subvenção do governo federal a campanhas de estados e municípios e as ações de prevenção e recuperação de usuários.

A proposta também agrava a pena para o tráfico, ao criar uma diferenciação para quem porta drogas para consumo próprio. De acordo com o projeto, a quantidade considerada para uso próprio será a suficiente para cinco dias de consumo médio individual, a ser definida pelo Poder Executivo federal, conforme o tipo de droga. O projeto ainda prevê ampla participação da sociedade civil na definição das políticas antidrogas, restrição à propaganda de bebida alcoólica e internação involuntária para dependentes químicos.

Conselho

A CCJ também vai apreciar a indicação, pelo Ministério Público Federal (MPF), do procurador regional da República Fábio George Cruz da Nóbrega para integrar o Conselho Nacional do Ministério Público.

Fábio Nóbrega graduou-se em Direito pelo Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba no ano de 1992. Foi promotor de Justiça entre 1994 e 1996, mesmo ano em que ingressou no MPF. Sua atuação é reconhecida pelo combate à corrupção, tendo coordenado o Fórum Estadual de Combate à Corrupção (Focco), na Paraíba e em Pernambuco.



16/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sistema nacional de políticas públicas sobre drogas pode ter sanções mais rígidas

Humberto Costa pede mais atenção para projeto que altera políticas públicas sobre drogas

Projeto que muda políticas públicas para as drogas é objeto de controvérsia

Mudanças em políticas públicas sobre drogas são criticadas na CCJ

OEA discute alternativas para políticas públicas sobre drogas

Saúde: Secretaria realiza Fórum Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas