Mudanças em políticas públicas sobre drogas são criticadas na CCJ



O projeto de lei da Câmara (PLC 37/2013) que altera o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad) foi muito criticado na audiência pública realizada nesta terça-feira (10) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Os dois principais alvos de contestação foram as propostas de internação involuntária de usuários de droga e a ampliação da pena imposta a traficantes.

VEJA MAIS

As primeiras críticas foram feitas por Alice de Marchi Pereira de Souza, representante da Rede Justiça Criminal. Ela rechaçou o uso da internação involuntária e da repressão do tráfico como política prioritária para lidar com a dependência química.

- A loucura e a dependência não se tratam com segregação. É preciso avançar com uma legislação que diminua com o encarceramento - reivindicou De Marchi.

Por outro lado, o PLC 37/2013 foi defendido pelo secretário nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça,  Vitore André Zilio Maximiano, e pelo autor do projeto, o deputado federal Osmar Terra (PMDB-RS).

- Este projeto foi amplamente discutido e traz uma visão de saúde pública para diminuir uma epidemia - sustentou Terra.

Durante o debate, os senadores do PT Humberto Costa (PE) e Eduardo Suplicy (SP) consideraram que, como questão de saúde pública, o tratamento de dependentes químicos não deveria ser abordado em proposta que regula a repressão ao tráfico. A audiência foi presidida pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), relator do PLC 37/2013 na CCJ.

Mais informações a seguir



10/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


OEA discute alternativas para políticas públicas sobre drogas

CCJ vota projeto que reestrutura Sistema de Políticas Públicas sobre Drogas

Saúde: Secretaria realiza Fórum Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas

Saúde: Secretaria realiza Fórum Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas

Sistema nacional de políticas públicas sobre drogas pode ter sanções mais rígidas

Humberto Costa pede mais atenção para projeto que altera políticas públicas sobre drogas