CCJ vota projeto que reserva empregos para egressos de penitenciárias



Está pronto para ser votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o projeto de lei apresentado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP) que reserva 1% dos empregos, nas empresas executoras de obras e prestadoras de serviços à União, estados e municípios, para os presos liberados definitivamente após o cumprimento de pena em estabelecimentos penitenciários. A proposta tem voto favorável do relator na Comissão, senador Pedro Simon (PMDB-RS).

O projeto estabelece também que os governos federal, estadual e municipal poderão celebrar convênio com empresas da iniciativa privada para implantação de oficinas de trabalho ligadas aos setores de apoio dos presídios.

Na justificação da proposta, Eduardo Suplicy critica a Lei de Execução Penal, afirmando que essa legislação precisa ser aperfeiçoada para tornar-se exeqüível. Para o senador, é preciso criar fontes geradoras de trabalho dentro dos presídios e fora deles.

Segundo o relator, o projeto atende a todos os requisitos constitucionais e jurídicos. Pedro Simon afirmou que a matéria não fere o princípio da igualdade perante a lei, já que não pretende a reserva de vagas para qualquer empresa, mas apenas para aquelas executoras de obras e prestadoras de serviço ao poder público.

Para Simon, trata-se de "um mandamento legal dirigido a pessoas de direito público, estabelecendo que os contratos com as empresas privadas devem incluir essa cláusula de reserva". Em seu voto, o relator afirmou que o projeto "enfrenta essa dura realidade hoje imposta aos ex-presidiários, em relação aos quais há um grande preconceito contra seu retorno à vida normal, o que, por sua vez, contribui para a reincidência do crime".

02/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo fará levantamento de empregos de “valor tecnológico” para egressos do Ciência sem Fronteiras

CI vota projeto que obriga operadora a instalar bloqueador de celular nas penitenciárias

CI vota projeto que reserva assentos para pessoas obesas

Parques terão projeto de reintegração social para egressos

CI vota exigência de instalação de bloqueadores de celular nas penitenciárias

CCJ vota proibição de concurso para cadastro de reserva