Contribuição da Ciência para um futuro melhor é destacada pela Unesco



A construção de um futuro melhor foi o tema que dominou os discursos dos representantes do Fundo das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) na audiência pública ocorrida nesta quinta-feira (12) em celebração ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, comemorado oficialmente em 10 de novembro.

O Chefe da assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência e Tecnologia, José Monserrat Filho, ressaltou a importância da paz permanente e sustentável entre as nações na construção de um futuro melhor.

- Esse é o grande desafio do século XXI: como conseguir a paz e o desenvolvimento ou enfrentaremos problemas hoje inimagináveis - garantiu o representante do ministério.

O representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, leu mensagem do diretor-geral da instituição, Koichiro Matsuura, para quem há sinais de que, no futuro, a tendência é a criação de um sistema econômico ecológico, apoiado no desenvolvimento sustentável, para abordar desafios em matéria social, econômica, cultural e ambiental.

- Nesse Dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento, peço que a comunidade internacional promova o papel da ciência como vetor fundamental para a recuperação econômica do mundo. Que persista na busca de uma economia ecológica por meio da ciência e tecnologia, trabalhando conjuntamente com o objetivo de mudar mentalidades, superar os desafios econômicos e ambientais do momento e estabelecer bases para um futuro sustentável e pacífico - defendeu Koichiro Matsuura, na carta.

Já a coordenadora mundial do Programa de Educação Científico da Unesco, Beatriz Macedo, defendeu a implantação de uma educação de qualidade, com resultado no aprendizado, como ferramenta essencial para se eliminar a pobreza e o subdesenvolvimento.

Beatriz Macedo defendeu ainda a introdução, no sistema educacional, da formação científica, para possibilitar a todos a compreensão da realidade, e, assim, contribuir para a formação cidadã, proporcionando um futuro melhor para a sociedade como um todo.

Reflexão sobre a ciência para um mundo melhor

O Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, instituído pelas Nações Unidas, representa, segundo a Unesco, uma oportunidade para que se reflita sobre a função que a ciência desempenha na construção de um mundo melhor.

A ideia é reiterar o compromisso da Unesco em fortalecer a consciência pública do papel da ciência na promoção de sociedades sustentáveis e pacíficas além de promover o intercâmbio nacional e internacional do conhecimento científico e de renovar o compromisso nacional e internacional no uso da Ciência em prol da sociedade.



12/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado e Unesco juntos pelo Dia Mundial da Ciência pela Paz

Educação é a melhor maneira de combater a pobreza, diz Unesco

'O futuro é o melhor presente que se pode dar para as crianças', afirma Cristovam Buarque

Unesco reitera papel da ciência na sustentabilidade

CCT debaterá relatório da Unesco no Dia Mundial da Ciência

Seminário interativo debate contribuição da ciência para saúde e esporte