CCT vai debater soluções de engenharia para aeroportos de pista curta



A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), em reunião realizada nesta quarta-feira (8), aprovou requerimento de audiência pública destinada a debater soluções especiais de engenharia para aeroportos de pista curta, com o objetivo de deter aeronaves que eventualmente enfrentem problemas nos sistemas de freios. O Aeroporto de Congonhas (SP), onde ocorreu o acidente com o Airbus da TAM no mês passado, integra a lista dos que operam no país com pistas de curta extensão.

A proposta foi apresentada pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), vice-presidente do colegiado. Crivella, que também presidiu os trabalhos nesta quarta-feira, informou que o debate deve ser realizado ainda na próxima semana. Ao defender a proposição, o parlamentar chegou a citar soluções que já são empregadas na contenção das aeronaves em risco. O assunto deverá ser debatido com a presença de especialistas e também estão sendo convidados para a audiência os presidente das principais companhias áreas nacionais e o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Juniti Saito.

Na reunião, a CCT também votou pareceres favoráveis a 30 projetos de decreto legislativo, originários de mensagens do Executivo, referentes a atos de outorga e renovação de concessão de serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens para várias localidades do país. As propostas foram acolhidas em decisão terminativa, e, por tratar-se de projetos de decreto legislativo, após serem cumpridos os prazos regimentais, deverão ser promulgadas.

Adiamento

A comissão adiou a discussão de duas outras matérias que, em tramitação conjunta, destinam-se a regulamentar serviços de telemarketing. No caso do PLS 243/04, de autoria da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), o objetivo é coibir abusos e fraudes nos serviços, além de implementar um registro nacional de chamadas. O PLS 123/07, assinado pelo senador Expedito Júnior ((PR-RO), dispõe sobre a oferta de bens e serviços, bem como sobre a solicitação de donativos por meio de chamadas telefônicas. O relator, senador Renato Casagrande (PSB-ES), oferece parecer favorável à aprovação da proposta de Roseana, na forma de texto substitutivo, com voto pela rejeição do segundo texto.

Programa nuclear

Nesta quinta-feira (9), às 9h, a CCT volta a se reunir, de forma extraordinária, para debater o programa nuclear brasileiro. O requerimento para a audiência foi uma iniciativa do senador Augusto Botelho (PT-RR). Estão convidadas para o debate as principais autoridades da área no país, dentre as quais o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Odair Dias Gonçalves; o presidente das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Alfredo Trajan Filho; e o diretor-presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva.



08/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Especialistas indicam tecnologias para evitar acidentes em aeroportos de pista curta

Especialistas indicam adoção de nova tecnologia para evitar acidentes em aeroportos de pista curta

Tecnologia: Programa Poli Cidadã da USP desenvolve soluções práticas em áreas de engenharia

Conselho de engenharia reúne ministros para debater desenvolvimento tecnológico do Brasil

Embaixador do Peru vem ao Senado debater soluções para danos causados por terremoto

Marcelo Crivella quer debater com ministros soluções para o setor de transportes