CCT vota projeto que prevê propaganda eleitoral em rádios comunitárias



A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) analisa, na próxima quarta-feira (15), em decisão terminativa, projeto de lei do Senado (PLS 212/09) que determina a veiculação de propaganda eleitoral em rádios comunitárias. O relatório do senador Marco Maciel (DEM-PE) é favorável à aprovação do texto.

A matéria, de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), altera o artigo 57 da Lei nº 9.504/97 - conhecida como Lei das Eleições - para tornar explicita a obrigatoriedade de as rádios comunitárias destinarem parte de suas transmissões à propaganda eleitoral.

Na justificativa do projeto, Valdir Raupp informa sobre a existência de restrições à veiculação de propaganda de candidato em municípios pequenos que não dispõem de emissoras de rádio convencionais. Nas pequenas e médias cidades em que há emissoras de rádio comunitárias, segundo ele, nem sempre a propaganda eleitoral é transmitida, devido a falta de explicitação da obrigatoriedade na legislação.

"Atualmente, é cada vez mais usual a existência de rádios comunitárias em pequenas e médias comunidades, mas nem sempre os partidos e a Justiça Eleitoral adotam providências para que a propaganda eleitoral seja veiculada por essas rádios", diz Valdir Raupp em sua justificativa.

Defesa do consumidor

A comissão examina ainda projeto de lei da Câmara (PLC 70/09) que obriga as operadoras de telefonia fixa a divulgar a legislação de defesa do consumidor nas listas telefônicas de distribuição obrigatória.

A proposta altera a Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472/97) e determina, em especial, a divulgação do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90). A matéria, que tem voto favorável do senador Lobão Filho (PMDB-MA), está sendo apreciada também pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), em decisão terminativa.

Consta ainda da pauta da comissão, vários projetos de decreto legislativo que autorizam o funcionamento de rádios comunitárias em todo o país.



10/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lei Eleitoral vai explicitar que rádios comunitárias devem se submeter à propaganda eleitoral

Normas de propaganda eleitoral também valerão para rádios comunitárias

Projeto prevê financiamento do BNDES a rádios comunitárias

CCT vota projeto que flexibiliza regras para alcance de rádios comunitárias

CCJ vota projeto que modifica regras da propaganda eleitoral

Senado vota autorizações para rádios comunitárias