CDH debate fundo de proteção a quem trabalha no cultivo de fumo
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza neste momento audiência pública para discutir projeto de lei (PLS 176/07) que cria fundo de proteção para quem trabalha no cultivo de fumo. A proposta foi apresentada pelo senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS).
O Fundo Nacional de Proteção aos Trabalhadores da Fumicultura (FNF), além de amparar quem trabalha no setor, visa diversificar as atividades econômicas nas áreas cultivadas com tabaco. Também institui a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) incidente sobre importação, fabricação e venda, no território nacional, de charutos, cigarrilhas, cigarros de tabaco e afins.
Os recursos do FNF serão destinados para a pesquisa e desenvolvimento de novas culturas por instituições públicas ou privadas, estas sem fins econômicos (7,5%); para o financiamento de equipamentos, matéria-prima e demais materiais necessários ao agricultor que reduzir ou deixar de plantar tabaco (15%); ao produtor rural do tabaco e o trabalhador temporário (30%); ao trabalhador na indústria do fumo (7,5%); e para o estudo e tratamento das doenças decorrentes do uso do tabaco (40%).
A gestão dos recursos será feita em conjunto pelos Ministérios da Saúde; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Trabalho e Emprego; e da Previdência e Assistência Social.
Depois da audiência pública, o projeto de lei retornará à CRA, onde foi relatado pela senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), e seguirá para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que o apreciará em decisão terminativa - que dispensa de votação em Plenário.
Paulo Sérgio Vasco / Agência Senado
Senadores e especialistas discutem fundo de apoio ao fumicultor
12/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
FUNDO DE TELECOMUNICAÇÕES E DEBATE SOBRE O FUMO MARCAM SEMANA DAS COMISSÕES
Trabalho infantil no cultivo de fumo será discutido em audiência pública
Ipem-SP trabalha visando a proteção do consumidor
Visite o Museu de Arte Sacra com quem trabalha lá há 27 anos
PROJETO DE DUTRA REDUZ JORNADA DE QUEM TRABALHA EM SUBSOLO
Aprovado projeto que obriga empresa a fornecer bloqueador solar a quem trabalha ao sol