CDH debate participação feminina nas eleições de 2010
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza na terça-feira (21) audiência pública para debater a participação das mulheres nas eleições de 2010. Durante a audiência, deve ser lançado o livro Mulheres nas Eleições de 2010, produzido pelo Consórcio Bertha Lutz, que reúne pesquisadores da área de análise de gênero e política. A audiência está marcada para as 10h.
De acordo com a publicação, as eleições gerais de 2010 foram “as mais femininas da história do Brasil”. Ao todo, foram 1.335 mulheres candidatas a deputadas federais (22%), 3,5 mil concorrendo ao cargo de deputada estadual (23%), 36 candidatas ao Senado (13%) e 18 candidatas aos governos estaduais (11%). Além disso, duas mulheres participaram da disputa pela Presidência da República (23%), uma delas, a presidente Dilma Roussef, eleita em segundo turno.
Para o debate foram convidadas a ministra chefe da Secretaria de Política para Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci; e a deputada federal Jandira Feghalli (PCdoB-RJ). Também devem participar a professora Clara Maria Araújo, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), autora de um dos artigos do livro; e o professor José Eustáquio Diniz Alves, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence/IBGE), um dos organizadores da obra.
17/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ VAI APRECIAR PROJETO SOBRE PARTICIPAÇÃO FEMININA NAS ELEIÇÕES
Ana Rita abre debate sobre Mulheres nas Eleições de 2010
Cai participação feminina no mercado de trabalho
BANCADA FEMININA COMEMORA DESEMPENHO DE MULHERES NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS
Presidente elogia participação feminina na política
Participação feminina em programa de fortalecimento da agricultura cresce 240%