Presidente elogia participação feminina na política
O presidente do Senado, José Sarney, aproveitou a homenagem que o Congresso Nacional prestou à mulher em sessão solene nesta quarta-feira (12), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, transcorrido no último sábado (8), para saudar a atuação da mulher na política, destacando a participação feminina na tarefa de criação e administração do Estado. Elogiou também a inteligência intuitiva das mulheres no trato das questões públicas e institucionais.
- A política é o universo do possível, onde todas as questões estão perpassadas do contingente, em que o único guia é a intuição. Muito antes das teorias e das probabilidades, já as mulheres sabiam da instabilidade das instituições e da necessidade de mantê-las. Sempre tivemos no comando de nossa sociedade as mulheres com sua extraordinária inteligência intuitiva - declarou o senador. Ele lembrou que Roma foi a mais discriminadora de todas as sociedades e que, mesmo assim, na formação do Império Romano, em que os césares eram endeusados, um lugar especial foi destinado para Lívia Augusta, que controlou a economia de Roma durante os governos de seu marido Augusto e de seu filho Tibério.
Sarney contou também que, de acordo com artigo constante da Constituição do Império do Brasil, decorrente da instalação do Poder legislativo pela primeira vez na história do país, os príncipes da Casa Imperial deveriam ser considerados senadores por direito e ter assento no Senado. Foi nesse período, citou o presidente, que a Princesa Isabel ocupou o cargo de primeira senadora do Brasil, tendo assumido por várias vezes a regência durante a ausência do imperador. Ela também foi a primeira mulher cassada como senadora da história da República, porque, quando a República foi proclamada, os senadores tiveram seus mandatos cassados, explicou José Sarney.
Cumprimentando todas as mulheres presentes à solenidade, o presidente do Senado transferiu a presidência dos trabalhos para a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), frisando as qualidades presentes na mulher brasileira.
- Eu quero homenagear a determinação, o senso de justiça, a segura intuição com que as mulheres iluminam os obscuros caminhos da política. Reverencio todas as mulheres lutadoras, heróicas, bravas, destemidas, humanas, trabalhadoras, mães, esposas, filhas, enfim, todas as mulheres do Brasil, nesta sessão que hoje se realiza no Senado - afirmou o senador José Sarney.
12/03/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Amélia defende maior participação feminina na política
Emilia defende a maior participação feminina na política
Ricardo Ferraço quer maior participação feminina na política
Ato público defende maior participação feminina na reforma política
'Mais Mulher na Política' cobra reforma voltada à participação feminina
Grazziotin defende maior participação feminina na política e no mercado de trabalho