MMA debate mudanças climáticas com povos indígenas
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) promoveu uma reunião com instituições indígenas em Manaus (AM) para tratar da Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação (REED). A intenção do encontro é contribuir com o acesso de indígenas ao Fundo Amazônia, que disponibiliza recursos para ações de preservação de florestas.
REDD é uma sigla em inglês que significa Reduzindo as "Emissões geradas com desmatamento e degradação florestal nos países em desenvolvimento. É considerado fundamental para a redução de CO² (gás de efeito estufa lançado na atmosfera).
"Entendemos a demanda dos povos indígenas, e eles têm interesse em acessar os recursos do Fundo Amazônia. E nós também temos interesse em que eles realizem os seus projetos e contribuam com a redução de emissões de gases", afirma a gerente de Clima e Florestas, do MMA, Natalie Unterstell.
O encontro aconteceu durante oficina realizada no encontro pan-amazônico, com tema: saberes ancestrais, povos e vida plena em harmonia com a floresta que aconteceu durante esta semana, e foi promovido em parceria entre Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (Coica) e Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coib).
Fonte:
19/08/2011 19:25
Artigos Relacionados
Povos indígenas discutem em Brasília mudanças climáticas
CDH debate situação dos povos indígenas
CDH debate direitos dos povos indígenas no Dia do Índio
Comissão debate direitos de povos indígenas e tribais regulados por Convenção da OIT
Avanços e retrocessos na luta dos povos indígenas nos 25 anos da Constituição são tema de debate
Representante dos povos Kaingang diz que Estado deve tratar com dignidade as diferenças dos povos indígenas