CDH debaterá internação de usuários de drogas




Senadores Ana Amélia e Humberto Costa

VEJA MAIS

A internação compulsória de dependentes químicos em unidades terapêuticas será debatida na terça-feira (9), em reunião da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

A audiência pública foi requerida pelo senador Humberto Costa (PT-PE), relator da matéria (PLS 111/2010). O texto original, apresentado pelo hoje senador cassado Demóstenes Torres, recebeu substitutivo da senadora Ana Amélia (PP-RS) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde foi aprovado em 10 de abril. Após a análise na CDH, o projeto será votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa.

Ana Amélia argumenta que a previsão de internação compulsória constante da Lei 10.216/2001, conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica, é aplicável aos usuários de substâncias psicoativas, conforme a tipificação contida na Lei de Drogas.

Diferentemente da internação involuntária, também prevista na Lei da Reforma Psiquiátrica, e que requer a autorização familiar com pedido ao Ministério Público, a internação compulsória demanda apenas prévia avaliação médica, atestando que a pessoa não tem domínio sobre a sua condição psicológica e física, e autorização judicial.

O projeto de Demóstenes previa o tratamento especializado em substituição eventual à pena de detenção de seis meses a um ano para todas o consumo pessoal de entorpecentes nas formas elencadas no art. 28 da Lei de Drogas. Ana Amélia, entretanto, modificou o texto, retirando a pena de detenção, para que não ficasse “em total desarmonia com a atual política pública desenvolvida pelo Ministério da Saúde e pela área de assistência social em relação ao uso e à dependência de drogas”.

Foram convidados para o debate Eloisa de Sousa Arruda, secretária de Justiça e Defesa da Cidadania da do estado de São Paulo; Vitore André Zilio Maximiano, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad); Roberto Tykanori, coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde; Marcos Flávio Rolim, especialista no tema; Rosemeire Silva, membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia; e Rubem César Fernandes, diretor-executivo da ONG Viva Rio.

A audiência pública está marcada para as 10h, na sala 2 da ala Nilo Coelho.



05/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Internação involuntária de usuários de drogas está em debate na CCJ

CAS aprova possibilidade de internação compulsória de usuários de drogas

Em pauta na CAS, possibilidade de internação compulsória de usuários de drogas

CCJ promove debate sobre internação involuntária de usuários de drogas

Dráuzio e Fernando Henrique devem debater internação compulsória de usuários de drogas

Internação compulsória para usuários de drogas será votada pela CAS na próxima semana