CDH discute adoções suspeitas de cinco crianças na Bahia



A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado iniciou há pouco audiência pública para analisar processos suspeitos de adoção de cinco crianças na Bahia.

VEJA MAIS

O assunto ganhou repercussão nacional depois que o programa Fantástico, da TV Globo, denunciou que cinco filhos do casal Silvânia e Gerôncio da Silva, de Monte Santo (BA), foram retirados dos pais pela polícia e entregues para casais de São Paulo.

De acordo com a reportagem, o juiz Vítor Manuel Xavier Bizerra ordenou as adoções em um processo que durou apenas um mês. São quatro meninos (de 2, 4, 6 e 7 anos) e uma menina (1 ano e 8 meses), que teriam sido retirados à força de casa.

Na terça-feira passada, Silvânia esteve na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do tráfico de pessoas na Câmara dos Deputados, e contou como os filhos foram tirados dela.

A audiência da CDH, nesta terça, coincide com o dia de abertura da 5ª edição da Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, que será realizada no Senado, e terá como tema “O desenvolvimento integral da criança – Teoria e prática”. Participam de uma série de eventos, até 8 de novembro, especialistas do Brasil e do exterior nas áreas de saúde materno-infantil e educação.

A audiência da CDH está sendo presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

Mais informações a seguir



06/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores querem esclarecimentos sobre adoções suspeitas na Bahia

Convidados questionam procedimento de adoção de cinco crianças no sertão da Bahia

Lídice da Mata pede prisão de intermediadora de adoções na Bahia

Falhas na legislação dificultam punição nas adoções ilegais, afirma promotor da Bahia

Aumenta o número de adoções de crianças negras no Distrito Federal

Adotantes de crianças na Bahia devem depor à CPI na terça