CDH realiza audiência pública sobre Comissão da Verdade
A criação da Comissão Nacional da Verdade será tema de audiência pública na próxima terça-feira (18), na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). De autoria do Executivo e já analisado pela Câmara dos Deputados, o PLC 88/11, que cria a comissão, tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A apresentação do relatório do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) está prevista para a quarta-feira (19).
De acordo com o texto aprovado pelos deputados, a Comissão da Verdade terá como finalidade examinar e esclarecer as violações de direitos humanos praticadas entre 1946 e 1988, com objetivo de "efetivar o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação nacional". Para que a matéria fosse aprovada na Câmara no final de setembro, os deputados firmaram acordo pelo qual ficariam excluídos do grupo de investigação previsto no projeto tanto ex-torturadores quanto ex-terroristas.
Depois de passar pela CCJ do Senado, o projeto ainda será analisado pela CDH e pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).
Porões
O assunto é polêmico principalmente porque traz à tona conflitos políticos marcantes da história recente do país. Há remanescentes do regime militar (1964-1985) e parlamentares favoráveis à tese de que a Lei da Anistia pacificou o país. Não faria sentido, desse ponto de vista, investigar as denúncias de tortura, sequestro e morte de opositores da ditadura. Até porque, assinalam, os atos do regime teriam sido uma reação à luta armada empreendida por grupos de esquerda, da qual também resultaram mortes.
Um dos casos mais controversos e emblemáticos desse período é o do jornalista Vladimir Herzog, morto em 1975 nas dependências do II Exército, em São Paulo. Em 24 de outubro daquele ano, o então diretor de jornalismo da TV Cultura foi convocado a prestar depoimento sobre suas ligações com o Partido Comunista Brasileiro (PCB). No dia seguinte, apareceu pendurado no que seria o cinto do seu macacão de preso. A causa oficial do óbito, divulgada pelo governo da época (Ernesto Geisel), foi suicídio por enforcamento.
Essa versão, entretanto, vem sendo sistematicamente combatida com base em indícios de tortura e simulação. Nas fotos distribuídas pelo Exército, as pernas do jornalista aparecem dobradas, e não esticadas, como é o de se esperar nos enforcamentos. Duas marcas observadas no pescoço de Vladimir levaram amigos e familiares a crer que na verdade ele fora estrangulado.
Segundo o grupo Tortura Nunca Mais, os militares "simularam seu suicídio, entregando à imprensa fotos do corpo de Herzog pendurado pelo pescoço à grade da cela por uma peça de roupa".
Fotos de um preso nu entregues à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados em 1997 e publicadas em 2004 levantaram a suspeita de que se tratasse de registros de uma sessão de tortura em Vladimir Herzog. A suspeita, porém, não foi confirmada até hoje. Mesmo a viúva de Herzog, Clarice, que a princípio confirmou a identidade do marido, voltou atrás dias depois.
A audiência da CDH está marcada para as 9horas na sala 2 da ala Senador Nilo Coelho.
O requerimento para a realização do debate, do senador Paulo Paim (PT-RS), prevê os seguintes participantes:
- Ophir Cavalcante, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB);
- Gilda Carvalho, procuradora federal dos Direitos do Cidadão;
- João Vicente Goulart, filho do ex-presidente João Goulart;
- Sueli Aparecida Bellato, assessora especial do Ministério da Justiça;
- Iara Xavier Pereira, representantes do Comitê pela Verdade Memória e Justiça do Distrito Federal;
- Aton Fon Filho, da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos;
- Susana Keniger Lisboa, da Comissão de Familiares de Mortos.
14/10/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão da Verdade realiza audiência pública no Arquivo Nacional nesta sexta-feira
Comissão de Educação realiza audiência pública sobre o Programa Pró-Infância
Comissão de Direitos Humanos realiza audiência pública sobre "afroatitude"
Integrantes da Comissão da Verdade serão convidados para audiência pública no Senado
Comissão realiza quinta audiência pública sobre Plano Nacional de Educação
Comissão mista realiza audiência pública sobre política nacional de mudanças climáticas durante a Rio+20