CDH vai apresentar minuta do Estatuto do Profissional do Volante em audiência pública



Em reunião na tarde desta terça-feira (9), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) decidiu realizar uma audiência pública no dia 13 de outubro para apresentar a minuta do Estatuto do Profissional do Volante, que engloba taxistas, caminhoneiros e motoristas de ônibus. A CDH convidará para a audiência os representantes das classes sindicais, do setor público e privado de transportes.

Conforme sugestão do presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), aceita pelos presentes, a comissão realizará, antes da audiência pública, reuniões semanais com o objetivo de obter um consenso entre os diferentes representantes do setor sobre a legislação acerca das condições de trabalho dos motoristas de ônibus, caminhões e táxis. Os encontros estão previstos para as segundas-feiras, às 9h, na sala 2 da Ala Nilo Coelho.

Os principais pontos a serem discutidos devem ser a quantidade máxima de horas ao volante, o tempo mínimo de descanso dos motoristas e a aposentadoria especial dos profissionais. Atualmente, segundo depoimentos das entidades representadas na reunião da tarde desta terça, registram-se casos de motoristas que fazem uso de substâncias estimulantes, algumas delas ilícitas, para o cumprimento de prazos para entrega e transporte de mercadorias. Além disso, serão apuradas denúncias de assassinatos dos profissionais nas fronteiras do país e apresentadas sugestões para a desburocratização dos procedimentos para fiscalização de cargas de caminhão.

09/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDH E CAS realizam audiência pública sobre o Estatuto do Motorista Profissional

Minuta de edital de leilão de transmissão de dezembro entrará em audiência pública

Começa audiência para discutir proposta de Estatuto do Motorista Profissional

Minuta de Estatuto do Motorista será discutida em setembro

Audiência pública debate ligas de futebol profissional

Audiência pública na CE discute o Estatuto dos Museus