CDR vai participar de seminário sobre mudanças do clima e efeitos no Semiárido
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou nesta quarta-feira (2) requerimento, de autoria dos senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE) e do presidente do colegiado, Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), para realização de audiência pública sobre os efeitos das mudanças do clima para o semiárido. O evento será realizado em forma de seminário em conjunto com as comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado (CMA), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados e com a Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC).
Valadares observou que já é consenso entre a comunidade científica que o clima sofrerá alterações de maior ou menor magnitude em todo o território nacional ao longo deste século. Segundo o presidente da CDR, o seminário vai contribuir para que sejam encontradas alternativas e soluções que amenizem o problema.
- É muito preocupante essa possibilidade de desertificação na Região Nordeste e do aumento de temperatura. O problema está mais localizado no Semiárido, mas seus impactos terão dimensões nacionais - alertou o parlamentar.
Para debater o tema “Situação e impactos das Mudanças Climáticas na região do Semiárido”, serão convidados representantes da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme); do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); da Agência Nacional de Águas (ANA); do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE); do Banco do Nordeste do Brasil (BNB); e da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ).
Já o tema “Soluções para mitigação dos efeitos da desertificação e da seca no Semiárido e fortalecimento institucional como instrumento para o combate à desertificação” terá painel composto por representantes do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE); da Embrapa Semiárido; e do Programa de Desenvolvimento Hidroambiental (Prodham).
A data do seminário ainda será definida pelas comissões.
02/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fundo Clima investirá R$ 390 mi para reduzir efeitos das mudanças climáticas
Senadores votam política sobre mudanças no clima
Serys destaca discussão sobre mudanças do clima
Política sobre mudanças no clima é aprovada na comissão de Infraestrutura
Fapesp promove programa gigante de pesquisas sobre mudanças do clima
ERNANDES COBRA RESPEITO À CONVENÇÃO INTERNACIONAL SOBRE MUDANÇAS NO CLIMA