Serys destaca discussão sobre mudanças do clima
A senadora Serys Slhessarenko (PT-MS) conclamou nesta quinta-feira (7) os parlamentares brasileiros a participarem de mais uma etapa do Fórum de Mudanças Climáticas, que ocorrerá em Brasília, nos dias 19, 20 e 21 próximos. O fórum reúne legisladores do mundo todo com o objetivo de debater os problemas do clima e oferecer subsídios às reuniões do G8 com os cinco mais importantes países emergentes (Brasil, China, Índia, México e África do Sul).
Temas como desmatamento, crédito de carbono e biocombustíveis serão discutidos no auditório do Itamaraty por 130 parlamentares. É a primeira vez que o fórum se reúne em um país do chamado "Mais Cinco". No ano passado, foram realizados fóruns nos Estados Unidos (Washington) e na Alemanha (Berlim).
De acordo com a senadora, a meta maior dos encontros é chegar a um acordo, dentro da ótica dos parlamentares, sobre mudanças climáticas pós 2012. Ao final das rodadas, uma declaração de consenso será apresentada aos participantes do Diálogo aos Chefes de Estado do G8 no Japão, em junho.
- Este é um momento bastante estratégico para discutirmos questões importantes para o Brasil e incluí-las nas recomendações dos legisladores do G8 Mais Cinco - disse a senadora, que lembrou a necessidade de os parlamentares brasileiros mostrarem o quanto o país tem avançado em relação aos biocombustíveis e demais energias renováveis e assumirem as dificuldades do Brasil com relação aos desmatamentos.
07/02/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores votam política sobre mudanças no clima
CDR vai participar de seminário sobre mudanças do clima e efeitos no Semiárido
Política sobre mudanças no clima é aprovada na comissão de Infraestrutura
Fapesp promove programa gigante de pesquisas sobre mudanças do clima
ERNANDES COBRA RESPEITO À CONVENÇÃO INTERNACIONAL SOBRE MUDANÇAS NO CLIMA
Estudo sobre megacidades e mudanças no clima será lançado nesta terça