Comissão vota projeto que obriga a realização de obras subterrâneas antes da pavimentação



Os municípios que não realizarem a implantação de redes subterrâneas de serviços previamente às obras de pavimentação poderão ficar impedidos de receber financiamento federal. É o que prevê o Projeto de Lei do Senado (PLS) 119/2011, que a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) analisa na próxima quarta-feira (5), em reunião marcada para às 9h.

VEJA MAIS

Do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), o projeto estabelece como diretriz geral da política de desenvolvimento urbano a obrigação de que as redes subterrâneas de infraestrutura de serviços urbanos – como água, esgoto, energia elétrica e telefonia – sejam feitas antes da pavimentação das ruas. A proposta altera a Lei de Parcelamento do Solo Urbano (Lei 6.766/1979) e o Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001).

O objetivo, segundo o autor, é pautar as obras pela racionalidade administrativa, sem onerar o contribuinte com novas aberturas da pavimentação. O relator da matéria, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), assinala que a prática de pavimentar as vias antes de fazer a infraestrutura subterrânea é explicada pela maior visibilidade política das obras de pavimentação em comparação com as de infraestrutura básica. “A prática arraigada nos municípios brasileiros causa graves prejuízos para a população e para o erário”, afirma o relator, em seu voto pela aprovação do projeto, que tramita em decisão final na CDR.

Contrapartida

Outro projeto que a CDR vai apreciar também trata de obras em municípios. O O PLS 331/2006, da ex-senadora Roseana Sarney, prevê que pequenos municípios poderão ser dispensados de contrapartida em programas habitacionais federais.  Pelo texto do projeto, a União poderá reduzir ou dispensar a contrapartida financeira nas transferências voluntárias destinadas a programas habitacionais.

Para receber o benefício, a proposta exige que o município tenha população inferior a 25 mil habitantes e esteja localizado nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste ou na metade Sul ou Noroeste do Rio Grande do Sul, bem como em outra área territorial legalmente equiparada a essas regiões. Ainda de acordo com a proposta, o município deve apresentar indicadores de desenvolvimento econômico ou social – identificados por lei ou pelo ato normativo que instituir cada programa – inferiores à média nacional. O projeto, que tramita em decisão final, tem a aprovação do relator, senador Eduardo Amorim (PSC-SE).

A pauta da CDR ainda traz o PLS 541/2011, que trata da acessibilidade nos passeios públicos, e o PLS 316/2012, que pede a redução de 80% para 50% no limite mínimo de receita bruta decorrente de exportação para o exterior de empresas instaladas em Zona de Processamento de Exportação (ZPE). A comissão ainda vai apreciar dois requerimentos para realização de audiências públicas.



31/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDR vota projeto que obriga municípios a implantar redes subterrâneas antes de pavimentar ruas

CDR vota exigência de instalação de redes subterrâneas antes da pavimentação

CDR examina exigência de instalação de redes subterrâneas antes da pavimentação

CDR examina construção obrigatória de redes subterrâneas antes de pavimentação de ruas

CI aprova texto que obriga municípios a implantar redes subterrâneas antes de pavimentar vias

Comissão vota projeto que obriga sociedades de grande porte a publicar de demonstrativos financeiros