CDR vota projeto que beneficia municípios de regiões mais pobres em programas habitacionais



A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza reunião extraordinária na próxima quarta-feira (7) com cinco itens na pauta, entre os quais o projeto (PLS 331/06) que permite à União reduzir ou dispensar a contrapartida financeira dos municípios nas transferências voluntárias destinadas a programas habitacionais de interesse social. A medida beneficia cidades com população inferior a 25 mil habitantes localizadas nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que apresentem indicadores sociais e econômicos abaixo da média nacional.

A matéria, que tem decisão terminativa na comissão, foi apresentada pela ex-senadora e atual governadora do Maranhão Roseana Sarney (PMDB) e tem voto favorável na CDR apresentado pela relatora, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT). A senadora propôs um texto substitutivo unificando as quatro emendas apresentadas pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde o projeto já foi aprovado.

As emendas da CAE acrescentaram às regiões beneficiadas as mesorregiões da Metade Sul e Noroeste do Rio Grande do Sul. O substitutivo estabelece que os benefícios serão concedidos a municípios com as mesmas características situados "em outra área territorial legalmente equiparada a qualquer dessas regiões para efeitos da concessão de incentivos de desenvolvimento regional".

Também em decisão terminativa na CDR e também aprovado pela CAE está o PLS 572/09, que dá prioridade nas políticas e ações públicas habitacionais da União ao cidadão que perdeu o seu imóvel residencial em virtude de enchentes e alagamentos urbanos. A proposta, que altera a Lei 11.445/07, é de autoria do senador Romeu Tuma (PTB-SP) e tem voto favorável do relator, senador Marco Maciel (DEM-PE).

Adicional de Frete

Outra matéria aprovada pela CAE com decisão terminativa na CDR é o PLS 238/06, que prorroga, por mais dez anos, a não incidência do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante sobre as mercadorias cuja origem ou destino final seja porto localizado na Região Norte ou Nordeste do país. A proposta, de autoria do senador César Borges (PR-BA), tem voto favorável do relator, senador José Agripino (DEM-RN).

Tramitam em conjunto os PLS 237/08 e 114/09, de autoria dos senadores Kátia Abreu (DEM-TO) e Gerson Camata (PMDB-ES). Ambos pretendem isentar do pagamento do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante mercadorias como defensivos agrícolas, fertilizantes, adubos, alimentos, livros, jornais e papel destinado a sua impressão. A relatora, senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), apresentou voto favorável ao PLS 237 e contrário ao PLS 114, com duas emendas. As matérias serão, ainda, apreciadas pela CAE e pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), cabendo à última a decisão terminativa.

A comissão analisa ainda o PLS 522/09-Complementar, de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que autoriza o Poder Executivo a criar a Região Integrada de Desenvolvimento de Boa Vista, Alto Alegre, Cantá e Mucajaí e instituir o Programa Especial de Desenvolvimento dessa região. A matéria já foi apreciada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e o parecer da relatora na CDR, senadora Serys Slhessarenko, é favorável.

José Paulo Tupynambá / Agência Senado



01/07/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE discute projeto que beneficia municípios pobres

CAE examina projeto que beneficia municípios pobres

Pequenos municípios poderão ser dispensados de contrapartida em programas habitacionais federais

Habilitação para rádios comunitárias beneficia municípios de quatro regiões

Idosos poderão ter direito a mais residências construídas em programas habitacionais

Idosos passam a ter mais garantias na aquisição de imóveis em programas habitacionais