CAE discute projeto que beneficia municípios pobres



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deve examinar na reunião desta terça-feira (15) parecer favorável do senador Cícero Lucena (PSDB-PB) a projeto da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) que reduz ou dispensa a contrapartida financeira nas chamadas transferências voluntárias da União destinadas a programas habitacionais de interesse social e saneamento básico.

O projeto (PLS 331/06) tem por objetivo beneficiar municípios com população inferior a 25 mil habitantes, localizados nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que apresentem indicadores sociais e econômicos abaixo da média nacional.

A CAE deve examinar ainda parecer favorável do senador Gilvam Borges (PMDB-AP) a projeto do Executivo (PLC 27/08), já aprovado pela Câmara dos Deputados, que normatiza o comércio realizado pelos chamados "sacoleiros" na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

A proposta institui o Regime de Tributação Unificada (RTU), que permitirá a importação, via terrestre, de mercadorias procedentes do Paraguai constantes de lista a ser estabelecida pelo Poder Executivo. O projeto, entretanto, proíbe a importação de armas, munições, fogos de artifício, explosivos, bebidas, cigarros, veículos e embarcações.

Também deverá ser analisado pela CAE o projeto de lei complementar do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que estende às microempresas e pequenas empresas do setor industrial editorial e aos livreiros as imunidades tributárias garantidas pela Constituição a livros, jornais, periódicos e ao papel destinado à sua impressão (PLS 130/07). Simon afirma que a proposta visa estimular o acesso aos livros ao estabelecer que as empresas que optem pelo Simples - Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - tenham asseguradas aquelas imunidades tributárias.

Consta da pauta de dez itens, ainda, a análise de projeto do senador Paulo Paim (PT-RS) que permite ao trabalhador faltar ao serviço um dia por ano, sem prejuízo da remuneração, para resolver problemas particulares (PLS 23/03).



14/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE examina projeto que beneficia municípios pobres

CDR vota projeto que beneficia municípios de regiões mais pobres em programas habitacionais

Renan tem projeto que beneficia vítimas do trânsito pobres ou desempregadas

CDR analisa projeto que beneficia municípios com menor IDH

Projeto que beneficia municípios teve votação adiada na CDR

Osmar Dias elogia inclusão na pauta de projeto que beneficia os municípios