CE adia decisão sobre homenagem a Portinari



Ficou para a próxima semana o exame, pela Comissão de Educação (CE), do projeto de lei da Câmara que institui o ano de 2003 como o Ano Nacional Cândido Portinari, em comemoração ao centenário de nascimento do artista. De acordo com a proposta, caberia ao Ministério da Cultura coordenar toda a atividade comemorativa, e à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos a emissão de selo em homenagem ao pintor.

A relatora, Iris de Araújo (PMDB-GO), apresentou emenda à proposta original transferindo para 2004 o Ano Nacional Cândido Portinari. Segundo a senadora, 2003 já está quase na metade e o governo não teria tempo suficiente para montar uma programação destinada a comemorar os cem anos de nascimento do artista.

O senador Flávio Arns (PT-PR), por sua vez, argumentou que -não ficaria bem- transferir para 2004 a comemoração do centenário do pintor, que se realiza neste ano. Por isso, recomendou o adiamento da votação da matéria para a próxima semana, a fim de que os membros da CE possam refletir sobre a manutenção das comemorações em 2003, o que foi aceito.

Iris de Araújo lembrou que a obra de Cândido Portinari se inspira na diversidade de cores e formas que compõem o Brasil. Por meio de seus trabalhos, observou a senadora, -o mundo pôde admirar a beleza de índios, brancos, negros e mulatos, descobrir o talento criativo deste país mestiço e conhecer a riqueza cultural que somente essa diversidade pode produzir-.



20/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ adia decisão sobre fim da reeleição

CAE aprova política sobre o clima e adia decisão sobre fundo nacional

CAE adia decisão sobre dívida do Rio Grande do Sul

Falta de consenso adia decisão sobre mudança em regra eleitoral e sobre cadastro de crianças desaparecidas

CCJ adia decisão sobre fim da urgência da criação da Petro-Sal

CCJ adia decisão sobre fim da urgência da criação da Petro-Sal