CE analisa projeto que deduz da mensalidade valor de disciplina não cursada em faculdades



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) poderá aprovar, em decisão terminativa, na próxima terça-feira (1º),  projeto de lei de autoria do senador Cidinho Santos (PR-MT), que prevê desconto na anuidade ou semestralidade das faculdades, caso o aluno já tenha cursado matérias propostas pela grade da instituição ou opte por não cursar quaisquer delas.

VEJA MAIS

Segundo o PLS 314/12, a instituição de ensino superior deverá descontar do valor anual ou semestral a parcela referente à disciplina não requisitada ou já concluída com aprovação pelo aluno contratante.

Para Cidinho Santos é inconcebível que as instituições possam cobrar por disciplinas que o estudante já cursou em outra faculdade, ou por aquelas em que não foi feita matrícula num determinado semestre. o autor do projeto se refere às instituições que estabelecem valores fixos em seus vencimentos e não cobram a quantia proporcional às disciplinas em que o aluno está matriculado. Para ele, a prática é “um abuso” e o discente deve ter direito, inclusive, ao desconto de valores por matérias cursadas em outras instituições.

— Considerarmos essa cobrança abusiva, haja vista que o serviço não foi prestado. Como pode o aluno pagar por uma disciplina que não quer cursar naquele semestre ou pagar novamente por uma disciplina que já cursou e já pagou em outra faculdade? — argumentou Cidinho Santos, que exerceu o cargo entre agosto e dezembro do ano passado, durante afastamento do titular, Blairo Maggi.

Incentivo para qualificação profissional para beneficiários do FIES

A Comissão de Educação analisa, também em decisão terminativa, projeto que concede incentivos à qualificação profissional dos beneficiários do Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies) que não estejam no mercado de trabalho.

A proposta (PLS 9/2010), do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), sugere que a União estimule convênios com estados e municípios para qualificar os profissionais.

O texto prevê o abatimento de 1% do saldo devedor consolidado por mês de participação em programa de qualificação. Os estudantes ainda poderão se beneficiar de bolsa de qualificação de R$ 545,00 ou de R$ 1090,00 conforme a jornada da qualificação (respectivamente, 20 horas ou 40 horas semanais).

A reunião da CE, que tem 10 itens na pauta desta terça-feira, está marcada para 11h, na sala 15 da ala Senador Alexandre Costa.



27/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE analisa projeto que deduz da mensalidade valor de disciplina não cursada

CE vota projeto que prevê dedução de valor de disciplina não cursada em faculdades

Mensalidade de faculdade pode ter desconto por disciplina não cursada

Alunos de faculdade poderão deduzir de custo total do curso disciplina não cursada ou já cursada com aprovação

Faculdade particular poderá dar desconto por disciplina não cursada

Proposta de Raimundo Colombo permite pagamento de mensalidade de faculdades com recursos do FGTS