CE aprova criação de dia de combate às drogas



O dia 26 de junho de cada ano será celebrado como o Dia Nacional de Combate às Drogas e aos Entorpecentes, segundo estabelece o Projeto de Lei do Senado 73/08, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), aprovado em turno suplementar nesta terça-feira (11) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Fica ainda instituída, de acordo com a mesma proposta, a Semana Nacional de Combate às Drogas e aos Entorpecentes, que incluirá a data de 26 de junho.

O texto aprovado em decisão terminativa e turno suplementar foi o substitutivo elaborado pelo relator da proposta, senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS). Segundo o projeto, o Poder Público promoverá nesse período eventos destinados a "conscientizar a população sobre os efeitos danosos causados à saúde, à família e à sociedade pelo uso e pelo tráfico de drogas ilícitas".

Durante a discussão da proposta, Paim relatou que o religioso Frei Davi vem sendo ameaçado de morte, no interior de Santa Catarina, por denunciar a crescente presença de traficantes de drogas em áreas rurais do estado. O principal argumento dos traficantes junto aos trabalhadores rurais, disse o senador, é o de que eles passariam a trabalhar melhor se usassem drogas.

O senador Flávio Arns (PT-PR) elogiou a aprovação da proposta, observando que a sociedade passará a contar com uma ocasião adequada para refletir sobre um problema que afeta milhões de brasileiros.

Três projetos de lei da Câmara receberam pareceres favoráveis da CE. O primeiro deles (PLC 62/08), cujo relator foi o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), denomina Rodovia Feliciano Miguel Abdala o trecho da estrada BR-474 entre as cidades de Caratinga (MG) e Ipanema (MG). O segundo projeto (PLC 55/08), que teve como relatora a senadora Fátima Cleide (PT-RO), institui o Dia Nacional da Ikebana, a ser celebrado em 23 de setembro. O terceiro (PLC 60/08), cuja relatora foi a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), denomina Viaduto Miguel Moreira Braga o viaduto de interseção das rodovias BR-060 e BR-153, em Anápolis (GO).

Vargas

Ainda que não tenha sido colocado em votação, uma vez que não havia quórum suficiente, o Projeto de Lei do Senado 107/08, de autoria do senador Marconi Perillo (PSDB-GO) que inscreve o nome do ex-presidente Getúlio Vargas no Livro dos Heróis da Pátria foi debatido durante a reunião. O relator do projeto, senador Pedro Simon (PMDB-RS), disse que o ex-presidente foi uma "figura controvertida". Mas ressaltou as realizações econômicas e sociais de Vargas e o seu suicídio, em 1954. Na opinião do senador, com o suicídio Vargas teria evitado uma guerra civil no país.

- Para o povo brasileiro, há muito tempo Getúlio já é um herói da pátria. O que nós faremos aqui é oficializar essa decisão - disse Simon, que foi apoiado pelos senadores Sérgio Guerra (PSDB-PE), Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Paulo Paim.

A comissão aprovou ainda dois requerimentos. O primeiro, de autoria da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), solicita a realização de uma segunda audiência pública sobre o Projeto de Lei do Senado 83/06, que trata da idade mínima para o trabalho de ator. O segundo, apresentado pela senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), pede audiência sobre as "novas metodologias de ensino". O senador Mão Santa (PMDB-PI) leu voto favorável ao Projeto de Lei 227/07, de autoria do senador Marco Maciel (DEM-PE), que institui o sistema de residência educacional para professores da educação básica. O projeto poderá ser votado na próxima reunião da CE.

11/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada na CE criação de Dia Nacional de Combate às Drogas

Criação do Dia Nacional de Combate às Drogas será analisada pela CE

CCJ aprova proposição que aperfeiçoa o combate às drogas

Comissão aprova instituição do Dia Nacional de Combate às Drogas

Senado aprova criação do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas

Senado aprova criação do Sistema Nacional de Combate à Tortura