CE aprova criação de Prêmio Mérito Ambiental



O Senado deverá criar o Prêmio Mérito Ambiental, a ser concedido anualmente a “pessoas naturais ou jurídicas” que tenham desenvolvido “iniciativas relevantes na defesa do meio ambiente e na promoção do desenvolvimento sustentável”. A medida consta do projeto (PRS 13/12) do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que foi aprovado nesta terça-feira (29) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A matéria ainda será apreciada pela Comissão Diretora do Senado.

Segundo a proposta, que recebeu voto favorável do relator, senador Benedito de Lira (PP-AL), a cada ano serão concedidos prêmios em três categorias: responsabilidade ambiental, gestão sustentável e inovação ambiental. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá em sessão do Senado convocada especialmente para essa finalidade. E as indicações dos candidatos serão encaminhadas por organizações da sociedade civil à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

O principal objetivo do prêmio, segundo esclarece Rollemberg na justificativa de sua proposta, é a de “reconhecer e valorizar iniciativas relevantes na defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável”. Dessa forma, observa o senador, será possível “atribuir maior visibilidade ao tema e fomentar sua discussão em diversas instâncias da sociedade”.

Nome de ala

Durante a mesma reunião, presidida pelo senador Roberto Requião, prosseguiu o debate em torno do PRS 36/11, da senadora Ana Rita (PT-ES), que retira de uma ala de gabinetes do Senado o nome do senador Filinto Müller (1900-1973) – conhecido por sua atuação como chefe da polícia política de Getúlio Vargas e por sua simpatia pelo nazismo – e dá à mesma ala o nome do senador Luis Carlos Prestes (1898-1990), que foi secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

O relator da matéria, Benedito de Lira, reiterou seu voto contrário ao projeto, como já havia feito na reunião anterior. Ele demonstrou preocupação com a abertura de um precedente, que poderia levar a frequentes revisões de nomes de homenageados pelo Senado em função de disputas políticas do momento. Em sua opinião, Prestes poderia ser homenageado de outra maneira, sem a retirada do nome de Müller da atual ala do Senado.

O relator foi apoiado pelo senador Paulo Bauer (PSDB-SC), para quem a troca de nomes pode ser “interessante do ponto de vista político”, mas não seria um procedimento adequado. Por outro lado, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) insistiu em posição anunciada na semana passada, de que em outros países, a exemplo do que ocorreu na Europa depois de 1945, já ocorreram revisões históricas que levaram à mudança de nomes de logradouros públicos.

Os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Inácio Arruda (PCdoB-CE) pediram vistas do projeto, que deverá retornar à pauta da comissão na próxima semana. Requião determinou que seja feita uma convocação especial a todos os integrantes da CE para que a matéria seja colocada em votação na semana que vem.

Ainda durante a reunião foi aprovado parecer pela rejeição do projeto (PLS 240/10) da então senadora Selma Elias, que determina a concessão, pelo programa do seguro-desemprego, de bolsa de estudo provisória ao trabalhador desempregado. O projeto recebeu voto contrário da relatora, Lídice da Mata, para quem “não se pode medir o impacto financeiro da medida”. O projeto será ainda examinado, em decisão terminativa, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).



29/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova instituição do Prêmio Mérito Ambiental

CCJ aprova criação de Prêmio Frei Galvão do Mérito Social

Consema aprova criação de comissão de educação ambiental

CCJ APROVA CRIAÇÃO SISTEMA DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

CMA aprova proposta para criação de Fundo Mundial Ambiental

CE aprova criação do prêmio Celso Furtado para estudos de economia