Senado aprova instituição do Prêmio Mérito Ambiental



O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (5), a instituição do Prêmio Mérito Ambiental, a ser conferido anualmente pela Casa. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), autor do projeto de resolução que institui o prêmio (PRS 13/2012), explicou que a ideia é premiar pessoas físicas e jurídicas que tenham desenvolvido iniciativas relevantes na defesa do meio ambiente e na promoção do desenvolvimento sustentável.

- É um gesto simbólico da maior importância. O Brasil tem sido um exemplo nas questões do meio ambiente – argumentou Rollemberg.

Para o senador Waldemir Moka (PMDB-MS), o Brasil está na vanguarda do mundo nas questões ambientais, como um dos países que mais preservam seu meio ambiente original. O senador ressaltou que 81% da Amazônia estão preservados e que 20% da propriedade privada são destinados à reserva legal.

- O Brasil é exemplo de preservação ambiental – disse Moka.

A senadora Marta Suplicy (PT-SP), que presidia a sessão, destacou que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou a menor taxa de desmatamento da Amazônia em 24 anos. Segundo dados do Inpe, entre agosto de 2010 e  julho de 2011, a região teve 6 mil quilômetros quadrados desmatados, o que representa a menor taxa desde 1988.

- Nós, realmente, só estamos fazendo o nosso dever de casa – declarou.



05/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE aprova criação de Prêmio Mérito Ambiental

CMA aprova instituição da semana de educação ambiental nas escolas

CCJ aprova criação de Prêmio Frei Galvão do Mérito Social

Senado institui Prêmio Roberto Marinho de Mérito Jornalístico

Senado aprova instituição da Medalha Ulysses Guimarães

Senado aprova constitucionalidade de MP que socorre municípios, mas votação do mérito ainda está em discussão