CE aprova projetos que autorizam criação de unidades de ensino



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou, nesta terça-feira (13), cinco projetos de lei do Senado (PLS) que autorizam o Poder Executivo a implantar novas unidades de ensino. Aprovados em decisão terminativa, os projetos beneficiam os estados de Santa Catarina, Sergipe e Rio Grande do Norte.

O PLS 295/05 autoriza o Executivo a criar a Universidade Federal do Vale do Itajaí, com sede em Blumenau (SC), segundo emenda apresentada pela relatora, senadora Ideli Salvatti (PT-SC). O texto original, apresentado pelo então senador Leonel Pavan, previa a federalização da Universidade Regional de Blumenau.

O PLS 256/06, da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), autoriza a criação da Universidade Federal para o Desenvolvimento do Sertão Sergipano, com sede em Poço Redondo (SE). O relator foi o senador Neuto de Conto (PMDB-SC).

Os três outros projetos tiveram como autora a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) e como relator o senador José Agripino (DEM-RN). O PLS 273/09 permite a implantação, em Goianinha (RN), de campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Os projetos 298/09 e 297/09 autorizam estabelecimento, em Assu (RN) e Macaíba (RN), de campi do mesmo instituto.

Votações confirmadas

A CE também aprovou, em turno suplementar, quatro projetos que haviam sido aprovados em reunião anterior, sob a forma de substitutivos. O PLS 403/05 regulamenta a prática de esportes radicais no país. O PLS 309/06 obriga as escolas a ceder salas de aula para classes de alfabetização. O PLS 327/05 faculta atribuir a outros conselhos ligados à educação as competências do Conselho de Alimentação Escolar. E o PLS 431/08 autoriza a criação da Escola Técnica de Reserva (PR).

A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), que presidiu a reunião, concedeu vistas coletivas do PLS 528/09, que autoriza a cessão de sinais de eventos esportivos considerados de "interesse nacional" para a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Foi aprovada também a Indicação 1/08, de autoria do senador Mão Santa (PSC-PI), que sugere a realização pela comissão de estudos sobre a instalação de galeria de fotos dos grandes educadores brasileiros.

A CE decidiu ainda promover audiências públicas sobre a relação entre o aumento de criminalidade entre jovens e a questão da educação; os resultados da Conferência Nacional de Educação; o PLC 280/09, que trata da formação de docentes; o projeto de criação do Fundo Social, com recursos da extração de petróleo; e o potencial da educação a distância para pessoas com deficiência.



13/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores celebram aprovação de projetos que autorizam a criação de ZPEs

Flexa Ribeiro comemora aprovação de projetos que autorizam criação de ZPEs no Pará

CCT aprova projetos que autorizam funcionamento de emissoras radiodifusoras

João Pedro pede apoio para projetos que autorizam criação de escolas técnicas no Amazonas

CE aprova 40 projetos que autorizam a permissão e renovação de emissoras de rádio e TV

Senado aprova projetos que autorizam empréstimos para o DF, estados e municípios