CE avalia criação de financiamento educacional com dinheiro do FGTS



O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderá passar a financiar também o ensino superior dos estudantes de baixa renda. É o que propõe projeto do senador Flávio Arns (PT-PR), o PLS 321/03, que deverá ser apreciado na reunião da Comissão de Educação (CE) marcada para esta terça-feira (22) às 11h. A matéria, que tramita terminativamente na CE, recebeu voto favorável do relator, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG)

Atualmente, os recursos do FGTS somente podem ser aplicados em habitação, saneamento básico e infra-estrutura urbana. A proposição também amplia as fontes de arrecadação do Fundo incluindo os saldos devedores, encargos e sanções dos contratos de financiamentos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e dos empréstimos do Programa de Crédito Educativo liberados após 27 de junho de 1999. Também abre possibilidade para doações.

- A idéia básica é a de que, ao longo de cinco ou seis anos, sejam alocados ao financiamento do ensino superior percentuais crescentes dos recursos destinados a aplicações, nos orçamentos anuais do FGTS, até que a carteira de operações de crédito dessa nova modalidade de aplicação atinja 10% do patrimônio do Fundo, hoje estimado em cerca de R$ 75 bilhões - explica Flavio Arns.

Outra matéria incluída na pauta de sete itens da Comissão de Educação é o relatório da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) favorável ao projeto do então senador Francisco Pereira que determina às bibliotecas públicas a inclusão no seu acervo de versões completas da Bíblia em braile. A CE decidirá de forma terminativa sobre o assunto.



18/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Residência educacional depende de financiamento e de plano nacional

Plenário aprova decisão que cria fundo de financiamento educacional do Mercosul

Primeiro fundo social do Mercosul já está em vigor para área de financiamento educacional

USO DO FGTS EM QUALQUER FINANCIAMENTO HABITACIONAL VAI À CÂMARA

Comissão avalia emprego do FAT no financiamento de estágios

Imóvel para baixa renda com dinheiro do FGTS e do SFH poderá ser financiado em até 95%