CE debate caracterização de bibliotecas como centros para preservação da cultura
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza nesta quinta-feira (10) audiência pública para debater as bases legais para a conceituação da biblioteca como "centro de gestão do conhecimento fundamental para a preservação da cultura humana e instrumento essencial para construção dos saberes".
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), autor do requerimento para realização da audiência, disse que existem lacunas muito fortes na legislação brasileira no que diz respeito à caracterização, normatização e institucionalização das bibliotecas.
Segundo ele, o objetivo da audiência é orientar a CE para a produção de um projeto de lei para superar a falta de uma legislação moderna que tipifique, conceitue e oriente a instituição, assim como de outros repositórios de conhecimento.
Foram convidados para o debate o representante do Ministério da Cultura, professor José Castilho Marques Neto; a presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Regina Céli de Souza; a pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Angélica Miranda; e a professora Marta Lígia Valentim, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).
07/04/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Abertas inscrições para curso de preservação de acervos de bibliotecas e museus
Livraria Cultura faz campanha para renovar acervos de bibliotecas
Participantes de debate dizem que Brasil precisa de marco legal para bibliotecas
Bases legais para gestão das bibliotecas são tema de debate na Comissão de Educação
Subcomissão discute pagamento adicional pela água como solução para preservação
Cultura fará diagnóstico de bibliotecas públicas