CE debate pirataria que atinge indústrias fonográfica, do cinema e do vídeo



A prática da pirataria dos produtos das indústrias fonográfica, do cinema e do vídeo será tema de audiência pública a ser realizada nesta terça-feira (29), a partir das 10h, pela Comissão de Educação (CE) em conjunto com a Subcomissão Permanente de Cinema, Teatro, Música e Comunicação Social, que funciona no âmbito da CE.

Deverão tomar parte da reunião a procuradora de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Lílian Moreira Pinho; o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD), Paulo Rosa Júnior; o diretor regional Antipirataria da Motion Pictures Association (MPA), Márcio Gonçalves; o secretário-executivo do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual do Ministério da Justiça, André Barcellos; e a diretora-executiva da União Brasileira de Vídeo (UBV), Tânia Lima.

A audiência pública destinada a debater os problemas gerados com a pirataria nas indústrias fonográfica, do cinema e do vídeo foi requerida pelo senador Flávio Arns (PT-PR) e pela senadora Marisa Serrano (PSDB-MS). A pirataria em tais indústrias ganhou força nos últimos anos com os avanços da tecnologia aliados aos menores custos e ao maior acesso do usuário aos equipamentos de gravação. De acordo com a Federação Internacional da Indústria Fonográfica, de cada três CDs vendidos no mundo, um é pirata. No Brasil, a situação não é diferente.

O mercado negro também atua com bastante sofisticação na indústria do DVD. Rotineiramente, os empresários brasileiros legalmente estabelecidos são surpreendidos com a venda ilegal de cópias de filmes que nem mesmo estrearam nos cinemas. Estimativas dão conta de que, no Brasil, 35% do mercado de DVD é pirata, gerando prejuízo anual da ordem de R$ 340 milhões.



28/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CMA vai debater pirataria na indústria fonográfica e de audiovisual

RONALDO QUER COMBATER PIRATARIA FONOGRÁFICA

Pirataria no setor audiovisual será debatida com representantes das áreas de cinema, vídeo e música

Subcomissão de cinema aprova realização de audiências públicas para debater a pirataria na indústria audiovisual

Cinema brasileiro atinge melhores resultados em 20 anos

Produção de cinema e vídeo em Cuiabá ganha incentivo