CE examina concessão de bolsas de estudo para alunos carentes



A Comissão de Educação (CE) examina na terça-feira (14) substitutivo do senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) a projeto da Câmara dos Deputados que assegura a concessão de bolsas de estudo, em escolas particulares, a estudantes carentes do ensino fundamental e médio. Terão acesso às bolsas os estudantes que morem em locais em que houver falta de vagas e de cursos regulares nas escolas da rede pública. O projeto de lei regulamenta o artigo 213 da Constituição e tramita em conjunto com projeto apresentado pelo senador Edison Lobão (PFL-MA) sobre o mesmo assunto.

Pelo projeto a ser examinado pela CE, é considerado carente o estudante cuja renda familiar esteja abaixo do limite de isenção do Imposto de Renda. Os recursos destinados às bolsas de estudo serão globalmente previstos nos orçamentos públicos e o déficit de vagas da rede escolar pública deverá ser divulgado após censo escolar anual realizado pelo poder público competente.

A CE examinará também, em decisão terminativa (só irá a Plenário se houver solicitação específica para isso), proposta de criação de um canal de TV a cabo reservado ao Comando do Exército brasileiro. A senadora Marluce Pinto (PMDB-RR), designada como relatora, emitiu parecer favorável à aprovação.

O senador Luiz Otávio (PPB-PA), autor do projeto, justifica que o Exército brasileiro precisa dispor desse meio para a divulgação de suas atividades. Após historiar a participação do Exército nas principais lutas que deram origem à nação e de apontar o papel dessa instituição na integração social dos brasileiros, o senador adverte que a TV do Exército muito contribuirá para a realização das atividades de assistência às populações mais distantes e isoladas das ações sociais dos setores civis do Estado.

Além de 38 projetos de decreto legislativo autorizando a concessão ou a renovação de concessões para a exploração de serviços de radiodifusão sonora em vários estados, a pauta da CE inclui projeto que institui o Dia Nacional do Consumidor e obteve parecer favorável do relator, senador Gerson Camata (PMDB-ES). Outro projeto, com parecer favorável do senador Ricardo Santos (PSDB-ES), institui o Dia Nacional da Juventude. Por outra proposta a ser analisada pela CE, é conferida ao governador Mário Covas a designação de "Patrono do Turismo Nacional". O senador Mauro Miranda (PMDB-GO), em seu parecer, recomenda a aprovação da homenagem.



10/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado regulamenta concessão de bolsas de estudo a estudantes carentes sem vaga na rede pública

Brasil e Suécia firmam parceria para concessão de bolsas de estudo

Projeto cria programa de bolsa de estudo para alunos carentes do ensino superior

Divulgados valores das bolsas de estudo para alunos de graduação no exterior

CE examina regulamentação de bolsas de estudo

CE analisa concessão de bolsas de estudo aos trabalhadores pelas empresas