CE fará audiências com os ministros da Educação, da Cultura e do Esporte



Os ministros da Educação, Fernando Haddad; da Cultura, Juca Ferreira; e do Esporte, Orlando Silva serão convidados para audiências públicas com os senadores da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O objetivo da reunião é discutir os programas prioritários de cada ministério.

As audiências foram propostas em requerimento do presidente da comissão, senador Flávio Arns (PT-PR), assinado por vários outros senadores. Nas audiências, os senadores também pretendem discutir com os ministros os recursos orçamentários desses ministérios em 2009.

Flávio Arns afirmou que as audiências devem criar uma sintonia entre o trabalho dos ministérios e a atuação da comissão. Para isso também, o senador realizou, na última quarta-feira (11), reunião administrativa com a presidente do Conselho Nacional de Educação, Clédia Brandão. Hoje, às 15h, receberá representantes do Conselho Federal de Biblioteconomia.

O presidente da CE informou ainda que a segurança nas escolas é a primeira preocupação dos brasileiros quando se trata de educação. A solução do problema da falta de segurança, segundo o senador, é vista como prioridade "antes mesmo da qualificação e da valorização dos professores". A questão foi analisada ainda pelos senadores Gerson Camata (PMDB-ES) e Cristovam Buarque (PDT-DF).

- Esse fato surpreendeu até o ministro da Educação, Fernando Haddad, e poderemos abordar o tema na audiência pública com ele - disse Flávio Arns.

Falha no mapa

Por sugestão do senador Cristovam Buarque, a CE vai enviar ofício ao governador de São Paulo, José Serra, para que determine o recolhimento de exemplares de livro didático da Secretaria Estadual de Educação que, segundo denúncia da imprensa, conteria mapa da América do Sul no qual não consta o Uruguai e, ainda, o Paraguai aparece mesclado com a Bolívia.

Cristovam disse que o livro deve ser retirado de circulação, pois é um prejuízo para a educação dos alunos que o usam.

- Não é um erro menor colocar o Paraguai no lugar do Uruguai. É uma vergonha que repercute internacionalmente de forma negativa para nossa educação, nosso país - disse Cristovam.



17/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministros da Educação, da Cultura e do Esporte discutem prioridades na CE

Ministros da Educação, do Esporte e da Cultura serão convidados para expor prioridades do ano

CPI DO TRABALHO INFANTIL FARÁ AUDIÊNCIAS PÚBLICAS COM MINISTROS

CE vota audiências públicas com ministros das Comunicações e do Esporte e Turismo

Ministros da Ciência e Tecnologia e da Cultura participam de audiências públicas na CE

Ministros vão receber resultado de audiências sobre educação