Senado homenageia projeto Professores de Educação Física Sem Fronteiras




O Senado realizou sessão especial em homenagem aos cinco anos do projeto Professores de Educação Física Sem Fronteiras, da Federação Internacional de Educação Física (Fiep). Em sua 5ª edição, em 2011, o projeto irá atender a Região Centro-Oeste, já tendo desenvolvido suas atividades pedagógicas e de cunho técnico-profissional nas demais regiões do país, além de outros países da América do Sul, com visitas agendadas até 2016.

A homenagem foi realizada por requerimento do senador Alvaro Dias (PSDB-PR). O senador justificou o reconhecimento à instituição alegando que ela promove a educação técnica dos profissionais de Educação Física "no mais alto nível de qualidade", além de valorizar e divulgar essa contribuição à população brasileira. Conforme destacou a senadora Marta Suplicy (PT-SP), que dirigiu os trabalhos, a Fiep surgiu em Bruxelas, capital da Bélgica em 1923, entidade reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura e também pelo Comitê Olímpico Internacional. Professores brasileiros integrados ao projeto já passaram por Honduras, Guatemala, Costa Rica, Nicarágua e Panamá.

Alvaro Dias informou ainda que a criação da Fiep foi inspirada no 1º Congresso Internacional de Bruxelas, ocorrido logo após a 1ª Guerra Mundial, nos moldes de uma comissão internacional formada por grandes personalidades da educação da época. Ele lembrou também do primeiro presidente da Fiep no Brasil, Manoel Gomes Tubino, com quem trabalhou no Paraná para implantar o esporte olímpico entre os jovens.

O vice-presidente do Conselho Federal de Educação Física, João Batista Andreotti Gomes Tojal, que compôs a Mesa e representou o presidente da entidade,Jorge Steinhilber, avaliou que a sociedade atualmente vê a Educação Física como "grande esteio", uma "grande saída" para a educação do povo.

Alvaro Dias avalia que além da importância que se vem dando aos eventos esportivos Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016, os Jogos Mundiais Militares de 2011 e Copa da Fifa de 2013 também merecem destaque atenção no calendário esportivo do país e os profissionais da Fiep podem dar sua contribuição para esses eventos, por sua alta taxa de motivação.

A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) ressaltou a importância do desenvolvimento nos estados de centros olímpicos para preparar crianças e jovens para atividades esportivas com vistas a megaeventos como Olimpíadas.

Já o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) observou que os atletas brasileiras, por não encontrarem apoio governamental, acaba buscando em outros países.

- Faltam ao Brasil a cultura esportiva e a tradição no esporte, como instrumento de promoção social, com o comprometimento e a participação direta de todos os responsáveis pela educação da criança: governo, família, líderes comunitários, professores, dirigentes e empresários - disse, ao ressaltar o trabalho criativo dos professores sem fronteira, com sua "percepção ampliada" dos profissionais de educação.

Já o Paulo Paim (PT-RS) assinalou ter sido relator de projeto de lei de autoria do deputado já falecido Eduardo Mascarenhas (PSDB-RJ), que regulamentou a profissão de professor de Educação Física. Paim ressaltou a importância do esporte na vida dos jovens para combater a violência na sociedade brasileira.

Durante a sessão, Alvaro Dias foi homenageado pelo presidente da Fiep no Brasil, Almir Adolfo Grun, com um troféu dos Professores de Educação Física sem Fronteiras 2011. Também foram contemplados os senadores Paulo Paim e Marisa Serrano, que já foi secretária de Educação do Mato Grosso do Sul implementou a atividade entre crianças de um a quatro anos nas escolas.

Participaram da homenagem aos profissionais de educação física, professores e estudantes de educação física de escolas públicas e de academias de vários estados do Brasil.



26/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado comemora cinco anos de existência do projeto Professores de Educação Física sem Fronteiras

Senado vai homenagear professores de educação física

Academias devem contratar professores de educação física

Bernardinho defende maior capacitação de professores de Educação Física

Professores de Educação Física podem se inscrever em curso sobre inclusão até quarta, 28

Com calor, Secretaria orienta professores de educação física a reduzir esforço de alunos