CE ouve ministro da Justiça sobre Arquivo Nacional



VEJA MAIS

Os senadores da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) recebem em reunião extraordinária, na terça-feira (16) , o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, convocado pela comissão para prestar esclarecimentos sobre o Arquivo Nacional. Criado em 1838 como Arquivo Público do Império, o Arquivo Nacional integra a estrutura do Ministério da Justiça.

Apesar do tema específico, Cardozo poderá ser questionado pelos senadores sobre outros assuntos, como as manifestações de rua que tomaram conta do país no mês passado, conflitos indígenas em Mato Grosso do Sul e espionagem eletrônica dos Estados Unidos.

A convocação, requerida pelos senadores Cyro Miranda (PSDB-GO), presidente da CE, Ana Amélia (PP-RS), vice-presidente do colegiado, e Alvaro Dias (PSDB-PR), foi aprovada no fim de junho. Na ocasião, Ana Amélia explicou que a convocação deve-se ao fato de o ministro não ter comparecido a convites anteriores, nem ter se justificado perante a comissão. Segundo informou a senadora, desde março a comissão convida José Eduardo Cardozo para conversar com os senadores.

Para Ana Amélia, a ausência às audiências marcadas, sem justificativa, e a sugestão da assessoria do ministério de que a comissão deveria ir ao gabinete do ministro configuram desrespeito ao Senado.

Também no fim de junho, Cyro Miranda informou que a comissão tem tentado há mais de um mês conversar com o ministro, sem sucesso.



12/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Educação ouve ministro da Justiça sobre Arquivo Nacional

Ministro da Justiça é convocado para falar sobre o Arquivo Nacional

Wellington Dias vai negociar vinda do ministro da Justiça para falar sobre Arquivo Nacional

Ministro da Justiça discute situação do Arquivo Nacional em audiência no Senado

Ministro da Justiça deve explicar situação do Arquivo Nacional aos senadores

Ministro da Justiça garante que documentos do Arquivo Nacional estão preservados