Ministro da Justiça é convocado para falar sobre o Arquivo Nacional




Ana Amélia: convocação deve-se ao fato de o ministro não ter atendido a convites anteriores

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (25) requerimento da senadora Ana Amélia (PP-RS) que convoca o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para prestar esclarecimentos sobre o Arquivo Histórico Nacional. A senadora explicou que a convocação deve-se ao fato de o ministro não ter comparecido a convites anteriores da comissão.

Apesar de compreender que o país passa por momento difícil, exigindo atuação mais intensa do ministro da Justiça, a senadora considera que ele deveria justificar a impossibilidade de comparecer ao Senado. A comissão, como acrescentou, compreenderia a situação e marcaria outra data.

Segundo informou a senadora, desde março a comissão convida o ministro José Edudardo Cardozo para conversar com os senadores. Para Ana Amélia, a ausência às audiências marcadas, sem justificativa, e a sugestão da assessoria do Ministério de que a comissão deveria ir ao gabinete do ministro configura desrespeito ao Senado. O senador Paulo Paim (PT-RS) disse acreditar haver algum equívoco, pois, como afirmou, Cardozo respeita o Parlamento.

O presidente da CE, senador Cyro Miranda (PSDB-GO), informou que a comissão tem tentado há mais de um mês conversar com o ministro, sem sucesso. Ele sugeriu que, presente à reunião na próxima semana, Eduardo Cardozo poderá escolher se participa na condição de convidado ou de convocado.

Feriados

O projeto de lei que transfere para sextas-feiras os feriados que caírem no meio da semana, constante da pauta da CE desta terça-feira, teve votação adiada. A proposta é do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) e receberá decisão terminativa da comissão.

O projeto de lei original da Câmara (PLC 108/2009) traz como exceção somente os feriados que ocorrerrem aos sábados e domingos, bem como os dos dias 1º de janeiro (Confraternização Universal), 7 de setembro (Independência) e 25 de dezembro (Natal). Emenda do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), acatada pelo relator da matéria, senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), incluiu entre as exceções os feriados de 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil) e o dia de Corpus Christi.



25/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wellington Dias vai negociar vinda do ministro da Justiça para falar sobre Arquivo Nacional

Ministro da Justiça é convocado pela CRA para falar sobre demarcação de terras

MINISTRO PODE SER CONVOCADO PARA FALAR SOBRE ENSINO SUPERIOR

CE ouve ministro da Justiça sobre Arquivo Nacional

Comissão de Educação ouve ministro da Justiça sobre Arquivo Nacional

Ministro da Justiça discute situação do Arquivo Nacional em audiência no Senado