Ministro da Justiça discute situação do Arquivo Nacional em audiência no Senado
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participa neste momento de audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), para discutir a situação do Arquivo Nacional, órgão que integra a estrutura do Ministério da Justiça. O prédio que abriga o órgão apresenta problemas estruturais que ameaçam o acervo. Também está presente à audiência o diretor do Arquivo Nacional, Jaime Antunes da Silva.
Criado em 1838 como Arquivo Público do Império, o Arquivo Nacional funciona em um prédio histórico, que tem problemas de infiltração e goteiras. No início do ano, a situação se agravou devido a inundações causadas pelas fortes chuvas que caíram na cidade do Rio de Janeiro. A convocação do ministro foi requerida pelos senadores Cyro Miranda (PSDB-GO), presidente da CE, Ana Amélia (PP-RS), vice-presidente do colegiado, e Alvaro Dias (PSDB-PR).
Apesar de ter sido chamado a falar sobre a situação do Arquivo Nacional, Cardozo poderá ser questionado pelos senadores sobre outros assuntos, como as manifestações de rua que tomaram conta do país no mês passado e a espionagem eletrônica dos Estados Unidos.
Mais informações a seguir
16/07/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ministro da Justiça deve explicar situação do Arquivo Nacional aos senadores
CE ouve ministro da Justiça sobre Arquivo Nacional
Comissão de Educação ouve ministro da Justiça sobre Arquivo Nacional
Ministro da Justiça garante que documentos do Arquivo Nacional estão preservados
Ministro da Justiça é convocado para falar sobre o Arquivo Nacional
Wellington Dias vai negociar vinda do ministro da Justiça para falar sobre Arquivo Nacional