CE vai ouvir Cristovam Buarque sobre fim do Provão
Ao aprovar requerimento de autoria do senador José Jorge (PFL-PE), a Comissão de Educação (CE) decidiu nesta quarta-feira (10) convidar o ministro da Educação, Cristovam Buarque, para prestar esclarecimentos sobre a extinção do Exame Nacional de Cursos, o chamado -Provão-, e a proposta do Ministério da Educação com relação ao novo Sistema de Avaliação da Educação Superior.
- Estou preocupado com as notícias que saíram no jornal. O Provão foi um avanço muito importante e já estava sedimentado. Os alunos não faziam mais boicote e as instituições respeitavam os resultados. Agora, tudo isso vai ser substituído por uma avaliação burocrática, que vai ter um relatório de três páginas que ninguém vai tomar conhecimento - afirmou José Jorge.
Segundo o senador, de acordo com as informações divulgadas até o momento, o Provão deixaria de ser obrigatório, refletindo apenas um item de avaliação das instituições de ensino superior. -Essa nova posição precisa ser melhor explicitada-, cobrou.
O senador Sérgio Cabral Filho (PMDB-RJ) acompanhou José Jorge nas críticas ao governo federal na área de educação. Para ele, o governo federal está imobilizado nesse setor, pois faltam recursos e, além disso, se preocupa em revisar experiências que demonstraram sucesso no passado.
De acordo com informação do senador Eurípedes Camargo (PT-DF), que manifestou o interesse de Cristovam de explicar as mudanças no Provão ao Senado, o presidente da CE, senador Osmar Dias (PDT-PR), anunciou que vai entrar em contato com o ministério para marcar a melhor data para a audiência do ministro.
10/09/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cristovam Buarque quer ouvir jovens manifestantes em sessão no Senado
Cristovam fala sobre Provão na CE
CRISTOVAM BUARQUE FALA SOBRE DESEMPREGO E GLOBALIZAÇÃO
Cristovam Buarque participa de seminário sobre Lei de Responsabilidade Educacional
Cristovam Buarque defende alterações em projeto sobre Plano Nacional de Educação
Antero cobra explicações do governo sobre campanha contra Cristovam Buarque