Antero cobra explicações do governo sobre campanha contra Cristovam Buarque
O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) cobrou explicações do governo sobre possível campanha para desacreditar o ex-ministro da Educação, o senador Cristovam Buarque (PT-DF). Segundo ele, "o Senado não pode aceitar a continuidade da chantagem contra detentor de mandato eletivo. Se existem fatos desabonadores sobre o senador, que sejam divulgados".
De acordo com Antero, a campanha teve início em fevereiro, quando o Painel da Folha de S. Paulo publicou nota segundo a qual o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, teria elaborado um dossiê contra Cristovam. Antero lembrou ter apresentado pedido de informações sobre o assunto, enviado a Dirceu, mas ainda não obteve resposta.
Para Antero, o caso teve desdobramentos com uma correspondência do novo ministro da Educação, Tarso Genro, enviado ao controlador-geral da República, Waldir Pires, pedindo uma completa auditoria nos processos e contratos de prestação de serviços terceirizados celebrados pelo Ministério da Educação na administração anterior, de Cristovam Buarque.
- Se há dossiê contra ele, o Senado precisa conhecer seu teor. Se há um pedido de auditoria nas contas, pelo novo ministro, temos o direito de conhecer os fatos que levantaram suspeitas. Se não existem fatos concretos, essa chantagem contra um homem honrado como Cristovam Buarque precisa parar - protestou.
Em resposta a Antero, o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO), no exercício da presidência da Mesa, esclareceu que o pedido de informações ao ministro José Dirceu foi enviado no dia 11 de março último, depois de ter sido aprovado pela Mesa. Ele lembrou ainda que o ministro dispõe do prazo de 30 dias para responder.
15/03/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cristovam Buarque critica Agnelo e cobra transparência do governo do Distrito Federal
Antero pede esclarecimentos sobre suposto dossiê contra Cristovam e "censura" a programas de TV
Ana Amélia cobra explicações do governo sobre médicos cubanos
Heloísa cobra explicações do governo sobre nacionalização do gás na Bolívia
Serys cobra explicações do governo sobre aplicações dos recursos da Cide
Alvaro Dias cobra explicações do governo sobre acusações de Requião