CE vota possibilidade de amortização de débito ao Fies por meio de prestação de serviço social



Na reunião da próxima terça-feira (5), a Comissão de Educação (CE) deve votar projeto do senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) que permite a amortização dos débitos ao Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies) por meio de prestação de serviço social. A matéria (PLS 05/04) recebeu parecer favorável da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO).

O projeto determina que 30% das receitas do fundo serão destinados a estudantes mais carentes que optem por essa modalidade de pagamento. Mas a prestação de serviço social só poderá quitar 50% do total do empréstimo.

A relatora destaca em seu parecer que o projeto pretende auxiliar os alunos que vêm de famílias muito carentes que não têm renda para pagar os empréstimos ao final do curso. A medida ajudaria ainda a preencher vagas em universidades particulares que continuam ociosas apesar de programas do governo que objetivam garantir o acesso de estudantes necessitados ao ensino superior. A proposta receberá decisão terminativa na CE.

Outra proposta a ser examinada pela comissão é o projeto do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) que formaliza a inclusão da terça-feira de Carnaval, da sexta-feira da Paixão e da quinta-feira de Corpus Christi entre os feriados nacionais. A matéria (PLS 157/06) recebeu parecer favorável do senador Marco Maciel (PFL-PE) e também terá decisão terminativa na CE.

O relator destaca que a medida visa a proteger especialmente o trabalhador do setor privado. Ao incorporar esses feriados ao calendário nacional com todos os direitos trabalhistas inerentes, a medida repercutiria em remuneração extraordinária a ser recebida no caso de eventual trabalho nessas datas, diferentemente do que ocorre hoje.

Dessas três datas, atualmente apenas a sexta-feira da Paixão é tratada na lei federal que determina quais são os feriados nacionais (Lei 9.093/95). Mesmo assim, o dia é incluído, nessa lei, na relação dos feriados religiosos, que precisam ser declarados em lei municipal. Com o projeto, a Sexta-feira Santa passa a ser feriado nacional e não mais apenas religioso.

A pauta da CE é formada por mais 13 itens, entre eles projetos que autorizam ou renovam o funcionamento de empresas de radiodifusão. A reunião terá início às 11h.



01/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam oferece opção para amortização de débito junto ao FIES

Estudantes beneficiados com o Fies podem vir a pagar bolsa com serviço social

Eduardo Siqueira Campos comemora aprovação de projeto que faculta pagamento do Fies por meio de trabalho social

Projeto autoriza abater Fies com prestação de serviços nas áreas de saúde e educação

Graduação em Serviço Social por meio de educação a distância será debatida em audiência pública

Serviço: Procon quer ajudar mutuário em débito com o Sistema Financeiro de Habitação