Cecília Hypólito fala sobre atendimento às vítimas de violência sexual



A lei dos crimes hediondos e suas implicações nos crimes sexuais serão tema de discussão hoje, em Porto Alegre. A segunda edição do seminário Dos direitos que se tem aos direitos que se quer começa às 8h , no Plenarinho da Assembléia Legislativa. Autora do projeto que prevê atendimento especial às vítimas de violência sexual nos hospitais do Estado, a deputada Cecilia Hypolito (PT) participa de painel, a partir das 9h. Estará presente no seminário o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilson Dipp.

O seminário é mais uma iniciativa do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, em parceria com um conjunto de entidades não governamentais, classistas, sindicatos e Assembléia Legislativa, numa campanha contrária à sentença do 4o. Grupo Criminal do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), que retirou estupro do rol de crimes hediondos. “Será uma rica oportunidade para a sociedade discutir temas graves relacionados a esse tipo de crime e suas conseqüências”, afirma Cecilia.

O projeto de lei protocolado na Assembléia pela deputada pretende garantir que qualquer pessoa violentada sexualmente tenha direito a atendimento de urgência em pronto-socorros de estabelecimentos públicos ou conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS). “Atualmente, essa atenção é privilégio de poucos, só daqueles que têm dinheiro”, afirma a parlamentar.


11/27/2001


Artigos Relacionados


Cecilia propõe atendimento a vítimas de violência sexual

Cecilia propõe projeto de atendimento a vítimas de violência sexual

Cecília expôs projeto de atendimento a vitimas de violência sexual

CAS decide sobre atendimento integral a vítimas de violência sexual

Vítimas de violência sexual terão atendimento assegurado no SUS

Atendimento de urgência a vítimas de violência sexual tem aprovação da CAS