Centro aeroespacial alemão adere ao Ciência sem Fronteiras Espacial
Os presidentes da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, e do Centro Aeroespacial Alemão (DLR), Johann Dietrich Wörner, firmaram acordo de cooperação para a formação de recursos humanos qualificados no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) Espacial.
O documento, assinado na semana passada em Beijing, na China, visa intensificar a cooperação entre Brasil e Alemanha na área espacial. A ideia é promover intercâmbio de especialistas em projetos e missões de interesse comum e da qualificação de profissionais em ciência, tecnologia e inovação por meio de cursos de pós-graduação e estágios.
O desenvolvimento do acordo se concentrará em áreas tecnológicas de interesse das duas instituições e será executado com bolsas do programa brasileiro. Cabe a AEB e ao DLR indicarem universidades, centros de pesquisa e empresas apropriadas, bem como projetos de cooperação, planejados ou em andamento, para qualificar os profissionais.
Programa
O Ciência sem Fronteira Espacial ofertará 300 bolsas de estudo até 2014. O CsF é um programa do governo Federal gerenciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte:
02/10/2013 18:08
Artigos Relacionados
Instituto austríaco adere ao Ciência sem Fronteiras
Polônia adere ao Programa Ciência sem Fronteiras
SP terá um Centro Empresarial Aeroespacial em Caçapava
Senadores saúdam operação no Complexo do Alemão, mas pedem continuidade da ação do Estado e controle das fronteiras
Empresa de telefonia adere ao Ciência sem Fronteira
CCT quer debater pesquisa espacial com ministro da Ciência e Tecnologia