Centro de estudos do setor elétrico apresenta análise sobre renovação de concessões



O Instituto Acende Brasil apresentou, nesta terça-feira (6), ao Ministério de Minas e Energia, um estudo elaborado pela entidade sobre a renovação das concessões do setor elétrico que começam a vencer a partir de 2015. O documento prevê alternativas para a renovação de concessões, com prós e contras, e faz uma análise sobre a legislação que trata do assunto. O Acende Brasil é um centro de estudos que analisa o comportamento do setor a longo prazo, com base nos números e fatos.

O presidente do Instituto Acende Brasil, Claudio Sales, não adiantou as ponderações que constam do estudo, que, segundo ele, ainda não está concluído. Sales disse apenas que o governo pode ter mais de uma alternativa possível. “Não tem uma regra que seja a única possível. Tem várias maneiras que podem ser conduzidas e que são adequadas”.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, participou de uma reunião na Casa Civil para debater qual saída o governo vai adotar para resolver a questão. O Tribunal de Contas da União (TCU) deu um prazo de 60 dias para a definição de como as concessões do setor elétrico serão renovadas.

Em 2015, 67 usinas hidrelétricas terão suas concessões expiradas, o que representa 18,2 mil megawatts, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Outras 47 hidrelétricas vencem entre 2016 e 2035, com mais 12,5 mil megawatts. Além das hidrelétricas, oito usinas térmicas terão suas concessões vencidas a partir de 2015, somando mais de 2 mil megawatts de potência, além de distribuidoras e linhas de transmissão. De acordo com a legislação vigente, com o fim das concessões, as usinas devem passar por novo leilão, mas o governo pode mudar a lei e prorrogar os contratos atuais.


Fonte:
Agência Brasil



07/12/2011 11:27


Artigos Relacionados


Audiência pública na CI para debater renovação de concessões no setor elétrico

Congresso tem de definir o que fazer sobre renovação de concessões do sistema elétrico, alerta Walter Pinheiro

Setor elétrico apresenta perspectivas sobre processo de redução de gases

CI aprova nova audiência para debater concessões no setor elétrico

Prorrogação de concessões no setor elétrico opõe empresas de energia e indústria

Serys apresenta dados sobre expansão do setor elétrico no governo Lula