Congresso tem de definir o que fazer sobre renovação de concessões do sistema elétrico, alerta Walter Pinheiro




Em discurso nesta quinta-feira (11), o senador Walter Pinheiro (PT-BA) chamou a atenção dos parlamentares para a proximidade do vencimento das concessões públicas do setor de energia elétrica. Ele disse que o Congresso tem de decidir o que fazer com as concessões de geração, distribuição e transmissão que vencem a partir de 2015.

O senador avalia que o Congresso precisa se antecipar, pois a ausência de regras pode causar insegurança jurídica e até problemas de abastecimento de energia elétrica.

Ele explicou que as concessões já renovadas de 114 usinas hidrelétricas vencem a partir de 2015, o que representa substanciais 30,7 mil megawatts de potência. Também vencerão as concessões de usinas térmicas e de empresas de distribuição e transmissão, acrescentou. Boa parte dessas concessões não pode ser mais uma renovada, de acordo com a legislação vigente, alertou Walter Pinheiro.

- O que fazer? A realização de leilões, prevista na legislação, não deixa de ser um risco, diante da inexistência de concorrentes suficientemente capitalizados para assumir esses empreendimentos - disse.

Para o senador, uma das hipóteses que o Congresso precisa avaliar é a aprovação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para que novas renovações de contrato sejam permitidas, mas essa é uma questão complexa e delicada que precisa ser analisada com profundidade.

- Face essa enorme importância da renovação das atuais concessões de energia, defendemos uma nova prorrogação, de modo a garantir uma transição segura para esse modelo de reversão, seguido de licitação, sem sobressalto para essas empresas que hoje operam no setor - disse o senador, elogiando a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), que vem debatendo o assunto com as partes envolvidas desde o início do ano.



11/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Centro de estudos do setor elétrico apresenta análise sobre renovação de concessões

Audiência pública na CI para debater renovação de concessões no setor elétrico

Walter Pinheiro critica lentidão para definir indexador da dívida dos estados e municípios

Walter Pinheiro quer definição rápida sobre a análise dos vetos presidenciais pelo Congresso

Walter Pinheiro alerta para continuidade da seca no Nordeste

Walter Pinheiro alerta para necessidade de preservação dos recursos hídricos