Centro de saltos ornamentais seleciona novos atletas no DF
Neste sábado (22), o Centro de Excelência em Saltos Ornamentais da Universidade de Brasília (UnB), projeto implementado por meio de uma parceria entre a UnB e o Ministério do Esporte, fará a Seleção de Novos Talentos na modalidade. O valor total do projeto para 2014 dentro do Ministério do Esporte é de R$ 798.560,00, destinados à compra de equipamentos de última geração e contratação da equipe técnica.
A seleção é aberta para crianças a partir de 7 anos. Os interessados podem se apresentar, a partir de 9h deste sábado, no Centro de Excelência em Saltos Ornamentais, localizado no Centro Olímpico da UnB. As crianças devem levar roupas de banho.
O objetivo da seleção, de acordo com Ricardo Moreira, coordenador técnico do projeto, é inaugurar um novo modelo de identificação de talentos nos saltos ornamentais, que terá como foco principal a formação de novos atletas de alto rendimento para a modalidade.
“Esse centro é voltado especialmente para a formação de atletas. Não temos uma escolinha como normalmente é feito em clubes ou outros lugares”, ressalta Ricardo. “As crianças que vão treinar na UnB terão uma acompanhamento diferenciado desde o começo. Esse é um modelo que já é adotado há vários anos em países como China, Cuba, Rússia, entre outras potências do esporte. Desde pequenas, essas crianças já serão preparadas para uma carreira de atleta de alto nível. Isso não acontecia no Brasil, pelo menos nos saltos ornamentais”, prossegue Ricardo, treinador do atleta olímpico Hugo Parisi e que tem no currículo a experiência de ter já ter atuado como técnico da Seleção Brasileira de saltos ornamentais em três edições dos Jogos Olímpicos: Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012.
Ricardo conta que, com a seleção de novos talentos para os saltos ornamentais as crianças com potencial elevado devem receber um acompanhado especial desde o início e não apenas após terem conquistado resultados expressivos nos torneios das categorias de base, como ocorria. “Antes, a gente esperava as crianças chegarem e então preparava os talentos. Até então, só tinham condições especiais o atleta que despontava. Agora, não. Vamos dar essa atenção especial desde o início do processo”, observa.
Na seleção, alguns aspectos especiais serão observados para a escolha das crianças. “Vamos estar atentos para questões como o biótipo das crianças, a forças de pernas, a força de abdome, além de questões psicológicas como competitividade e desejo de competir representando o Brasil”, detalha Ricardo Moreira.
O projeto do Centro de Excelência em Saltos Ornamentais da Universidade de Brasília contará com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais gabaritados em esporte. Serão três treinadores atuando com as crianças (até o momento apenas um foi definido, Gabriel Serra. Os outros estão em fase de seleção).
O supervisor técnico será o renomado treinador Giovani Casilo, técnico com experiência em Jogos Olímpicos e que formou, entre outros, os atletas olímpicos César Castro e Hugo Parisi. Pedro Ivo será o fisioterapeuta e Paloma Vaz, a psicóloga. A equipe contará ainda com um preparador físico e um professor de balé para apoiar a execução dos movimentos que as crianças executam nos saltos ornamentais.
Conheça as regras dos Saltos Ornamentais:
Fonte:
Ministério do Esporte
21/02/2014 17:52
Artigos Relacionados
Oito atletas representarão o Brasil nos saltos ornamentais
Esporte e UnB implementam centro de saltos ornamentais
Esporte e UnB inauguram primeiro Centro de Excelência em Saltos Ornamentais
Hugo Parisi brilha nos saltos ornamentais
Ingrid Oliveira é bronze em seletiva de saltos ornamentais
César Castro brilha nos saltos ornamentais em Jogos Sul-Americanos