Esporte e UnB implementam centro de saltos ornamentais



Em parceria com o Ministério do Esporte, a Universidade de Brasília (UnB) implementará, em 2014, o primeiro Centro de Excelência em Saltos Ornamentais do Brasil. Com estrutura de treinamento para atender atletas de alto rendimento, o Centro terá, neste primeiro ano de atividades, 11 profissionais trabalhando diariamente no local para melhor desenvolvimento do projeto.

O Centro será o local de treinamento para a Seleção Brasileira de Saltos Ornamentais, com atletas olímpicos como Hugo Parisi, além de oferecer treinamento para atletas de categorias de base, com 20 crianças a partir de 8 anos, que serão selecionadas por profissionais do projeto nas escolas do Distrito Federal. Qualquer criança poderá participar da seletiva, inclusive ex-atletas de ginástica artística ou outras modalidades acrobáticas que estejam interessados em se tornar atletas de alto nível de saltos ornamentais.

O coordenador técnico do Centro de Excelência será o professor Ricardo Moreira, ex-aluno da UnB, técnico da Seleção Brasileira de Saltos Ornamentais desde 2002 e representante do País nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012. “Nosso objetivo é tornar o Centro de Excelência em Saltos Ornamentais da UnB uma referência nacional para servir de modelo e ser implantado futuramente em outras universidades do Brasil”, afirma Ricardo.

Neste primeiro ano, serão oferecidos três cursos para estudantes e profissionais de educação física, sendo um dos palestrantes o treinador australiano Chava Sobriño, várias vezes medalhista olímpico como técnico da Seleção de Saltos Ornamentais da Austrália e do México. Também terá um curso de Formação de Novos Treinadores ministrado pelo técnico olímpico Giovani Casilo.

“O objetivo dos cursos será preparar novos treinadores especialistas em saltos ornamentais, pois a falta de técnicos capacitados é a maior deficiência do esporte no País. Em parceria com a Faculdade de Educação Física, também aproveitaremos os atletas e a estrutura da universidade para desenvolver pesquisas científicas relacionadas ao treinamento esportivo de alto nível”, comenta Ricardo.

 O valor total do projeto para 2014 dentro do Ministério do Esporte é de R$ 798.560,00, destinados à compra de equipamentos de última geração e contratação da equipe técnica. O Centro selecionará, até o dia 9 de fevereiro, treinadores de saltos ornamentais, preparador físico, professor de balé, fisioterapeuta, psicólogo e estagiários para trabalhar no projeto.

A seletiva dos atletas e das crianças que treinarão no Centro está marcada para o dia 22 de fevereiro e aqueles que desejarem obter mais informações devem enviar um e-mail para .

Cronograma de inauguração

27.01 – Divulgação do Projeto pelo Ministério do Esporte e pela UnB
09.02 – Limite para envio de currículo da equipe técnica
22.02 – Seleção dos atletas - testes de aptidão física
07.03 – Seleção dos atletas – testes de aptidões específicas
18.03 – Lançamento do Projeto e apresentação dos atletas
24.03 – Início das aulas no Centro de Excelência
21, 22, 28 e 29.03 – Curso de Formação de Técnicos de Saltos Ornamentais

Fonte:
Brasil 2016



27/01/2014 12:18


Artigos Relacionados


Esporte e UnB inauguram primeiro Centro de Excelência em Saltos Ornamentais

Centro de saltos ornamentais seleciona novos atletas no DF

Hugo Parisi brilha nos saltos ornamentais

Ingrid Oliveira é bronze em seletiva de saltos ornamentais

Oito atletas representarão o Brasil nos saltos ornamentais

César Castro brilha nos saltos ornamentais em Jogos Sul-Americanos