Ingrid Oliveira é bronze em seletiva de saltos ornamentais



Em pleno carnaval, duas jovens saltadoras brasileiras, entre 16 e 18 anos, trocaram a folia pelo sonho de competir nos Jogos Olímpicos da Juventude, que serão realizados em agosto, em Nanjing, na China. Na seletiva olímpica, que aconteceu em Guadalajara, no México, entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março, Ingrid Oliveira e Luana Lira chegaram à final de suas provas, plataforma e trampolim de 3 metros, respectivamente. Ingrid foi ainda mais longe. Subiu ao pódio e trouxe uma medalha de bronze para o Brasil, ficando atrás somente de uma chinesa e uma mexicana.

Orientadas no México pela treinadora Andrea Boehme, as meninas do Brasil tinham que terminar entre as nove primeiras em suas provas para ainda sonhar com a vaga para a primeira Olimpíada de suas vidas. Ingrid ficou em terceiro na plataforma com 411,55 pontos. Nas eliminatórias, ela havia ficado na 7ª posição. A vencedora foi a chinesa Xiaohui Huang, com 487,95 pontos, seguida pela mexicana Alejandra Orozco, com 480,35. "Estou treinando muito, porque quero ir pra Nanjing. O bronze é um resultado muito bom pra mim, é o começo de um grande sonho", disse Ingrid. Já Luana Lira terminou em 8º lugar no trampolim de 3 metros, depois de ter passado nas eliminatórias na 10ª colocação.

A competição terminou com a equipe mexicana com três medalhas de ouro e uma de prata; a China com uma de ouro e duas de prata; Rússia com uma prata e um bronze; Ucrânia com uma prata; e Estados Unidos e Brasil com uma de bronze, cada.

Essa será a segunda edição das Olimpíadas da Juventude, sendo a primeira realizada em Cingapura, em 2010. Os representantes do Brasil nos saltos ornamentais foram Pedro Abreu e Nicoli Cruz, ambos na plataforma de 10 metros.

Ingrid e Luana conseguiram índice para a seletiva do México, ao realizarem bons saltos na Seletiva para os Jogos da Odesur, Grand Prix e Jogos Olímpicos da Juventude, realizadas em conjunto no início de fevereiro, no Rio de Janeiro.

Mesmo com idade juvenil, Ingrid Oliveira venceu a prova da plataforma na Taça Brasil absoluta, disputada em novembro passado,  pelo Fluminense. Ainda na mesma competição adulta e nacional, Luana, representando o clube Grêmio Cief da Paraíba, ficou com a segunda posição na plataforma e com a quarta no trampolim de 3 metros, sendo a última a prova que competiu na seletiva olímpica no México.

Fonte: 
Ministério do Esporte



06/03/2014 11:16


Artigos Relacionados


Hugo Parisi brilha nos saltos ornamentais

Esporte e UnB implementam centro de saltos ornamentais

Centro de saltos ornamentais seleciona novos atletas no DF

Oito atletas representarão o Brasil nos saltos ornamentais

Esporte e UnB inauguram primeiro Centro de Excelência em Saltos Ornamentais

César Castro brilha nos saltos ornamentais em Jogos Sul-Americanos