Cerca de 6,2 toneladas de leite em pó adulterado são destruídas
Dando continuidade às ações da Operação Leite Compensado, fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) queimaram 6,2 toneladas de leite em pó produzidos a partir de leite cru onde foi detectada a presença de formol. A ação aconteceu nessa segunda-feira (20) no município de Taquara (RS).
Os 318 mil litros de leite cru apreendidos em três postos de refrigeração no Rio Grande do Sul foram transformados em leite em pó – para cada dez litros de leite cru, se faz cerca de um quilo de leite em pó. Do total retido, em cerca de 28 mil litros apresentaram indícios de fraude e eram originários de dois entrepostos interditados último dia 8. Os problemas foram detectados em 7,5 mil litros da empresa Líder Alimentos, em Crissiumal (RS), e de 20,8 mil litros da Marasca, que fica em Selbach (RS).
Em relação à primeira empresa, o produto adulterado (7,5 mil litros) foi misturado com o leite do silo do posto em Crissiumal, totalizando 33 mil litros que foram transformados em 4,1 toneladas de leite em pó.
A Superintendência Federal de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (SFA/RS) ainda aguarda as demais análises das amostras do leite cru apreendido. A partir delas, serão definidos os destino dos demais lotes que estão cautelarmente apreendidos.
- Ações de combate à irregularidade no leite serão intensificadas em todo País
- Sal com redução de iodo deve começar a ser produzido no País em 90 dias
- Bebidas à base de soja voltam a ser comercializadas
06/09/2013 16:21
Artigos Relacionados
Procon-SP orienta consumidores sobre leite adulterado
Movimentação atingiu cerca de 830 mil toneladas na Bahia
Cerca de 25 mil toneladas de água contaminada com radiação serão tratadas no Japão
Cultura reconstrói bibliotecas destruídas pelas enchentes em Alagoas
Projeto prevê uso do FGTS para reconstrução de casas destruídas por enchentes
Renan pede ao governo que reconstrua e doe a desabrigados as casas destruídas na enchente que atingiu AL e PE