Cerca de 2,6% do conhecimento novo no mundo vem do Brasil



Cerca de 2,6% de todo conhecimento novo no mundo é produzido no Brasil. A informação foi dada pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva. Em entrevista ao programa Conexão Ciência, na última terça-feira (8), ele lembrou que trata-se de um grande salto, já que, há 60 anos, a contribuição brasileira na produção científica mundial era praticamente inexistente.

Oliva explicou que a ciência brasileira é extremamente jovem e que na época em que o CNPq foi criado, em 1951, contava-se nos dedos o número de universidades brasileiras. “Nós formamos hoje 43 mil mestres, 13 mil doutores, todos os anos, temos sete milhões de estudantes no ensino superior, mais de 200 mil estudantes na pós-graduação. A ciência brasileira mudou de cara.”

O presidente do CNPq também mostrou como a ciência brasileira impactou na economia do país. Exemplo disso, é o que a Embrapa e as instituições estaduais de pesquisa fizeram com a agricultura ao longo de décadas, graças à ciência, pesquisa e tecnologia. “Em 1951, mesmo tendo a maior parte da população brasileira vivendo no campo, nós ainda éramos importadores de alimentos. Sessenta anos depois, nós temos o inverso, 15 % da população está no campo e esses mesmos 15% não está só alimentando o Brasil como o mundo inteiro”, ressaltou. 

Durante a entrevista, Oliva falou também sobre o “Ciência sem Fronteiras”, programa focado no desenvolvimento nacional. “O programa visa oferecer a 100 mil jovens pesquisadores brasileiros a oportunidade de trabalhar, estudar e estagiar no exterior nas melhores instituições acadêmicas do mundo”, explicou. É uma forma de mudar a dinâmica do ensino superior no Brasil. “O aluno se torna empreendedor do seu aprendizado, ele tem que participar pró ativamente do aprender”, comentou.

Fonte:
Embrapa



10/10/2013 16:39


Artigos Relacionados


Justiça: Cidadania para Todos atende cerca de 5 mil pessoas no Parque Novo Mundo

Ministro destaca desafio de preparar o País para mundo do conhecimento

USP: Museu de Ciência realiza exposição 'Água, uma viagem no mundo do conhecimento'

Copa de 2014 é oportunidade de mostrar o novo Brasil para o mundo, afirma Pelé

Cerca de 2,6 bilhões de pessoas não têm acesso a saneamento básico no mundo, diz ONU

Turismo movimenta cerca de US$ 5 trilhões no mundo, diz Adelmir Santana