Certificado de Regularidade Ambiental é remodelado
O Ibama realizou a remodelação do Certificado de Regularidade Ambiental e a nova versão já está disponível no site do Instituto.
A consulta agora apresenta um resultado mais minucioso, com informações da data de emissão e validade, das atividades declaradas e auditadas no Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais (CTF/APP) e no Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental CTF/AIDA).
Além disso, também pode ser realizada a verificação da autenticidade. No caso de inexistência do documento emitido, o usuário é avisado com uma mensagem.
A Advogacia Geral da União (AGU) orienta, em seu manual de procedimentos de licitações, que as instituições públicas federais exijam esse instrumento nos procedimentos licitatórios.
A auditoria do Ibama acompanha o cumprimento dessa exigência na instituição. A prestação de serviço pelo instituto é condicionada à verificação da regularidade ambiental, conforme legislação.Várias instituições financeiras também se baseiam nessa ferramenta na análise dos pedidos recebidos.
CTF
O Cadastro é obrigatório para pessoas jurídicas ou físicas que desenvolvem atividades potencialmente poluidoras e utilizam recursos ambientais ou da defesa ambiental. Outras atividades são as de extração, produção, transporte e comercialização de produtos potencialmente perigosos ao meio ambiente ou da fauna e flora brasileira.
Os dados informados no CTF servem para dar suporte às ações de controle, fiscalização, licenciamento e gestão ambiental dos órgão do Meio Ambiente
Fontes:
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ministério do Meio Ambiente
21/10/2013 17:21
Artigos Relacionados
SP entrega 1ª escola pública com certificado ambiental do país
Bosque da Ciência e Associação Amigos do Peixe-Boi recebem Certificado de Mérito Ambiental
AGU comprova regularidade da expansão da UFRJ em Xerém (RJ)
AGU atesta regularidade de repasses federais a município baiano
Arthur Virgílio estranha regularidade de aditivos de contratos da Petrobras
Faculdade deve comprovar regularidade fiscal para participar do ProUni