César Borges: A Bahia ficou órfã com a morte de Caymmi



O senador César Borges (PR-BA) prestou nesta quarta-feira (20) um tributo ao compositor Dorival Caymmi, que morreu no dia 16 passado. O parlamentar é autor, em conjunto com o senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA), de um voto de pesar pelo falecimento do músico.

- Não poderia deixar de, neste momento, fazer minha manifestação, como baiano, como brasileiro e como admirador de Dorival Caymmi - disse o senador do PR.

Segundo ele, a Bahia "ficou órfã de um dos seus mais ilustres e brilhantes artistas". Ao classificar a obra do baiano de "genial", o senador observou que ela contém algo em torno de cem composições, onde não se observam lacunas, excessos ou supérfluos.

- Todas as canções de Caymmi foram, são e serão absolutamente essenciais no conjunto de sua criação, na construção de seu universo particular. Nelas, de maneira sublime e absolutamente criteriosa, o compositor baiano construiu um mundo onde a palavra seguia o balanço do mar, o gingado da capoeira, o chacoalhar e o remelexo da baiana - descreveu César Borges.

O parlamentar mencionou a praia de Itapuã, uma das fontes de inspiração do compositor, com suas praias calmas e com suas embarcações simples. Para o senador, Caymmi retratou, como poucos, "o cotidiano idílico do pescador, do homem que vivia para e em função do mar, que embarcava no mistério de suas águas e de suas criaturas".

- Caymmi foi - e será sempre - a cara da Bahia, da sua gente dócil e criativa, da sua cultura abundante e inventiva - definiu César Borges.

Associaram-se à homenagem dos dois representantes da Bahia os senadores Tião Viana (PT-AC) e Eduardo Suplicy (PT-SP).



20/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges: a Bahia, sim, faz espetáculo do crescimento

César Borges denuncia 'pistolagem' no sul da Bahia

César Borges diz que PR saiu vitorioso das eleições na Bahia

César Borges aponta problemas de infraestrutura na Bahia

César Borges denuncia discriminação contra a Bahia

César Borges denuncia aumento de até 100% nas contas de luz na Bahia