César Borges adverte que Hospital Irmã Dulce pode fechar por falta de dinheiro



O senador César Borges (PR-BA) advertiu da tribuna que o Hospital de Irmã Dulce, de Salvador, "o último refúgio dos pobres quando têm problemas de saúde", pode fechar por falta de dinheiro. Segundo o senador, o governo federal e a administração da Bahia "sabem dos problemas" e ainda não tomaram providências. O hospital, mantido pela entidade Obras Sociais Irmã Dulce, atendeu no ano passado a 4,3 milhões de pessoas.

César Borges leu trechos de notícia do jornal Tribuna da Bahia desta terça-feira (12), sob o título "Hospital de Irmã Dulce pede socorro", informando que o déficit do hospital chegou a quase R$ 3 milhões no primeiro semestre e pode levá-lo ao fechamento de portas, o que fará com que deixe de atender, por dia, 4 mil pessoas de Salvador e do interior do estado.

Um dos caminhos para ajudar a superar a crise será um reajuste do Ministério da Saúde nos repasses que faz anualmente ao hospital, previsto para R$ 4,2 milhões em 2008. Desde 2006, o governo não reajusta esse valor e, conforme o senador, a superintendente da entidade reivindica um aumento de pelo menos 14,2%.

- Esse percentual é menor que os 22% de reajuste que a Agência Nacional de Saúde autorizou para os dois maiores planos de saúde privados do país. Faço um apelo ao governo para que examine com rapidez o caso. A entidade é o maior complexo cem por cento SUS no Brasil - disse.

O senador observou ainda que a instituição Obras Sociais Irmã Dulce está entre "os símbolos mais caros para a Bahia e os baianos", lembrando que Irmã Dulce chegou a ser indicada ao Prêmio Nobel da Paz por seu "trabalho incansável pelos mais pobres".

Em aparte, César Borges foi apoiado pelo senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA), o qual advertiu que o fechamento do Hospital de Irmã Dulce irá sobrecarregar todo o sistema de saúde da Bahia.



12/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges pede canonização de Irmã Dulce

Irmã Dulce

Lídice da Mata defende canonização de Irmã Dulce

Caixa fecha acordo com Obras Sociais Irmã Dulce

Dilma acompanha 70 mil fieis em cerimônia de beatificação de Irmã Dulce

Em Salvador, presidenta Dilma participa da missa de beatificação da Irmã Dulce